Conecte-se conosco

Política

8 de janeiro: General do Lula é visto caminhando com invasores em imagens do Planalto

Publicado

em

Ministro do GSI dentro do Planalto durante a invasão ao local - Foto: Reprodução/CNN Brasil

Imagens do circuito interno do Palácio do Planalto divulgadas nesta quarta-feira (19/04), pela CNN Brasil, mostram a movimentação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no dia dos atos antidemocráticos, em 8 de janeiro.

Nas imagens, o ministro é visto caminhando sozinho no terceiro andar do Planalto, na antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e em seguida, caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores, indicando a saída de emergência para o grupo que invadiu a sede do Poder Executivo.

Além do general Gonçalves Dias, outros integrantes do GSI também aparecem nas imagens, indicando o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto.

Os invasores quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, além de revirarem gavetas e móveis.

O general da reserva, Marcos Edson Gonçalves Dias, foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o GSI em seu terceiro mandato. Ele é conhecido como “general do Lula” e chefiou a segurança da presidência nos primeiros oito anos em que o petista comando o Executivo federal.

Por meio de nota, o GSI informou que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança para, em um primeiro momento, evacuar o terceiro e o quarto andar do Planalto.

“Quanto as afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados. Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal”, diz a nota do GSI.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página