in

Cuidado com amizades tóxicas que lhe jogam pra baixo e destroem seus sonhos

A vida não teria tanta graça sem amigos. Imagine ter que viver em um mundo egoísta onde você só vivesse, trabalhasse, aprendesse e se divertisse sozinho?

Publicidade

Se você quer saber mesmo o valor dos seus amigos, experimente passar uma semana sem qualquer contato com eles. É desencorajador e solitário. Mas por conta dessa nossa ‘dependência’ afetiva, precisamos tomar alguns cuidados.

Não é todo mundo que sabe ser amigo. A amizade predispõe uma escolha que é fácil de fazer, na maioria das vezes: amo aquela pessoa de graça, sem qualquer interesse pessoal/profissional.

No entanto, não é difícil ver algumas pessoas sendo diminuídas por quem mais deveria ser impulsionador. Quando a amizade deixa-se infiltrar por pequenos azedumes, como a inveja e o orgulho, ela pode tornar-se tóxica, para as duas partes envolvidas.

E é fácil perceber quando aquela crítica feita por um “amigo” está enraizada no cuidado ou na inveja. Quando ela vem para lhe fazer crescer em seus projetos ou para tentar lhe desencorajar a seguir em frente.

O cuidado do verdadeiro amigo acalenta e fortalece. E é por isso que é tão gostoso estar próximo de alguém assim: todo mundo adora sentir paz perto de outra pessoa, principalmente quando se está diante de alguma tempestade.

PUBLICIDADE

O invejoso quer apenas sugar o que você tem, ou fazê-lo desistir de conquistar o que se almeja, pelo fato dele mesmo não possuir aquilo, e desejar que você esteja no mesmo patamar que ele.

Cuide de quem cuida de verdade de você. Preserve suas amizades, sejam elas novas ou antigas. E cuide também para que você seja, sempre que tiver oportunidade, alguém que encoraja os seus amigos. Alegre-se com eles, chore com eles, seja a diferença positiva que eles tanto precisam, assim como você.

Há amigos mais chegados que irmãos, há amigos que perdem até para o seu pior inimigo. Peneire suas relações. De tóxico já bastam os nossos problemas do dia a dia. Não dá tempo de perder tempo com quem lhe faz e traz mal. Concentre-se em quem é sua paz, dia e noite, longe ou perto, de agora ou de sempre. Cuide dos seus amigos.

Tadeu Ribeiro
[email protected]

Publicidade

As feridas causadas pela própria família são as mais difíceis de sarar

Fotos do namorado de Gugu Liberato são reveladas por Léo Dias