Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Arcebispo causa indignação após dizer que ‘Pai Nosso’ pode ser ‘problemático’ por ser patriarcal

Publicado

em

'Pai Nosso' pode ser problemático por associação a patriarcado, diz arcebispo - Foto: AFP

O arcebispo de York, Stephen Cottrell, está sendo criticado e gerando polêmicas de outros representantes da Igreja Anglicana ao levantar questionamentos sobre o uso da palavra “pai” na oração do Pai Nosso.

Durante seu discurso de abertura no Sínodo Geral da Igreja Anglicana, Cottrell expressou sua preocupação em relação à conotação patriarcal e ao possível efeito negativo da palavra “pai” para aqueles que sofreram experiências abusivas ou opressivas em relação a figuras paternas.

“Eu reconheço que a palavra ‘pai’ pode ser problemática para aqueles cuja vivência com pais terrenos foi destrutiva e abusiva, assim como para todos que enfrentaram um controle opressivo e patriarcal em suas vidas. No mundo atual, a sensação de pertencer a uma única família humana está se dissipando, e o sonho de trabalhar juntos por justiça e paz parece uma utopia ultrapassada”, afirmou Cottrell, de acordo com informações da Folha de S. Paulo.

A declaração provocou reações de outros líderes da Igreja Anglicana, incluindo o presidente do grupo conservador anglicano Mainstream, Dr. Chris Sugden. Em uma entrevista ao The Guardian, Sugden questionou a posição de Cottrell e sugeriu que ela ia contra os ensinamentos de Jesus.

“O arcebispo de York está insinuando que Jesus estava errado? Parece que alguns líderes da igreja optam por seguir a cultura em vez das Escrituras. Se as pessoas tiveram relacionamentos difíceis com seus pais terrenos, então a alternativa é redescobrir a verdadeira natureza da paternidade através de Cristo”, defendeu Sugden.

Essa não é a primeira vez que a Igreja Anglicana enfrenta questões polêmicas. No início deste ano, a denominação decidiu permitir que padres abençoassem casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, embora não tenha reconhecido formalmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo nas igrejas.

Além disso, a igreja anunciou a formação de uma comissão para avaliar o uso de linguagem de gênero neutro em referência a Deus.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana