Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Arqueólogos acham restos de barco que afundou com apóstolo Paulo em Malta

Publicado

em

Arqueólogos do Instituto de Arqueologia, Buscas e Explorações da Bíblia (BASE, na sigla em inglês) anunciaram que podem ter encontrado evidências arqueológicas dos eventos descritos no livro de Atos dos Apóstolos.

Acredita-se que Paulo, um dos principais apóstolos da Bíblia, tenha naufragado junto a cidade de Malta, quando ele viajava rumo a Roma, como é descrito em Atos dos Apóstolos.

Os exploradores do BASE disseram ter identificado uma das âncoras do naufrágio, em uma área com as características do local do naufrágio do apóstolo Paulo.

O fundador do BASE e estudioso da Bíblia, Bob Cornuke, viajou para Malta onde ele afirma ter desenterrado uma âncora que data do século I d.C., que foi localizada na região que corresponde às descrições da Bíblia Sagrada.

O especialista afirmou que a Baía de São Tomás, na costa sudeste de Malta, é o lugar mais provável do naufrágio bíblico.

As âncoras foram descobertas por mergulhadores nos anos 60, em número de 4, mas só uma sobreviveu, pois os mergulhadores não sabiam o que eles tinham realmente encontrado, nem a importância dos artefatos.

As duas primeiras foram fundidas para fazer cintos de mergulho, a terceira se perdeu e a quarta ficou na posse da viúva de um dos mergulhadores.

“Essa âncora pode ser o único artefato mencionado no Novo Testamento que foi recuperado e preservado na nossa era, dois mil anos depois do fato”, disse Cornuke.

O instituto BASE também afirmou que são várias as semelhanças com as descrições bíblicas. A geografia da área, por exemplo, coincide com o relato histórico: a praia arenosa e a profundidade de água. Em Atos 27:28 diz, para se ter ideia, que a água era de 27 metros de profundidade. E essa informação bate com o que eles encontraram, em 27 metros de profundidade.

“Todos esses fatores tomados em conjunto são argumentos muito convincentes de que não só a Baía de São Tomás de hoje é o lugar correto do naufrágio de Paulo [mas também que] as quatro âncoras retiradas recentemente dessas águas eram essas mesmos âncoras mencionadas nos Atos”, explica.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página