in

Bolsonaro indica Marcelo Crivella para ser embaixador na África do Sul

Jair Bolsonaro e Marcelo Crivella - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente da república, Jair Bolsonaro, indicou o ex-prefeito do Rio de Janeiro e Bispo da Igreja Universal, Marcelo Crivella (Republicanos), para ser embaixador do Brasil na África do Sul. Segundo o jornal O Globo, o convite foi feito pelo presidente há dois meses, após um encontro entre os dois no Palácio do Planalto.

Segundo uma reportagem publicada pelo Jornal Correio Braziliense, Bolsonaro pediu “agrément” à África do Sul, para que as autoridades daquele país aprovem o nome do ex-prefeito. Mas, até o momento, o Ministério das Relações Exteriores não se manifestou sobre o caso.

Para que a indicação do bispo seja formalizada junto ao Senado Federal do Brasil, a quem cabe aprová-la, é preciso que o governo da África do Sul dê, antes, aval ao nome de Marcelo Crivella.

Crivella foi preso em dezembro de 2020 no curso da operação “QG da propina”, em que o Ministério Público o acusa de liderar um esquema de recebimento de propina para favorecer empresas em licitações e agilizar pagamentos pendentes na prefeitura.

Depois da operação, Crivella ficou em prisão domiciliar e passou a ser processado na Justiça comum. O processo, caso se confirme a nomeação do ex-prefeito, seria remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que o status de embaixador garantiria foro privilegiado a ele.

Marcelo Crivella é sobrinho de Edir Macedo, líder máximo da Igreja Universal do Reino de Deus. E segundo a reportagem do jornal O Globo, o convite feito por Jair Bolsonaro seria uma forma de compensar a Universal, já que o governo federal não teria dado um apoio à igreja quando a Angola indiciou os principais líderes da Universal no país por lavagem de dinheiro, no início de maio.

Como resultado, dezenas de missionários e pastores não estão tendo o seu visto renovado para atuar no país onde a igreja possui 230 templos. Muitos deles, inclusive foram expulsos, o que levou a uma revolta de líderes da Universal no Brasil com Jair Bolsonaro.

Governo Federal deve estender auxílio emergencial até setembro

Missionário R. R. Soares recebe alta do hospital: “Obrigado Jesus”