Cidade da Bíblia onde Davi se escondeu do Rei Saul é encontrada por arqueólogos

Arqueólogos em Israel anunciaram a descoberta da cidade bíblica de Ziclague, onde Davi teria se escondido do Rei Saul, segundo o relato da Bíblia.

Arqueólogos dizem encontrar cidade da Bíblia onde Davi se escondeu de Saul.
Arqueólogos dizem encontrar cidade da Bíblia onde Davi se escondeu de Saul.

Depois de sete escavações que revelaram cerca de mil metros quadrados, a equipe arqueológica encontrou evidências de um assentamento da era filistéia dos séculos XII a.C., sob camadas de um assentamento rural datado do início do século X a.C., em grande parte considerado a era davídica descrita na Bíblia.

Os estudos são dos pesquisadores Prof. Yosef Garfinkel, Saar Ganor, da Autoridade de Antiguidades de Israel, e Dr. Kyle Keimer da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália.

Entre as descobertas feitas estavam estruturas de pedra maciças e artefatos típicos da cultura filistéia, incluindo cerâmica em depósitos de fundação – oferendas de boa sorte colocadas sob o piso de um prédio. 

Algumas das covas de oliva e outros objetos orgânicos encontrados nos depósitos foram enviados para datação por carbono, o que confirmou seus contextos, segundo os arqueólogos.

A informação de que seria a cidade perdida da Bíblia, porém, não é consenso na comunidade científica internacional, que deverá adotar maiores investigações em breve para confirmar sua autenticidade de forma unânime.