Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Enem 2023: Saiba a data, horário e local das provas

Publicado

em

Inscritos já podem acessar o cartão na Página do Participante

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fez um importante anúncio nesta terça-feira (24/10). Os estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 agora podem verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição.

Neste documento, os inscritos encontrarão informações cruciais como o número de inscrição, data, hora e local onde realizarão o exame.

O Inep, embora ressalte que o cartão não é obrigatório, sugere que os estudantes levem consigo no dia do exame para qualquer eventualidade. Vale lembrar que as provas do Enem 2023 estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. O Cartão de Confirmação também detalha se o candidato solicitou algum atendimento especializado ou tratamento por nome social.

Para os que estão se perguntando como ter acesso a este cartão, a resposta é simples: através do login único da plataforma gov.br. E se, por acaso, algum candidato esqueceu a senha de acesso? O Inep tranquiliza e oferece uma solução. Os inscritos podem recuperar a senha facilmente acessando a página acesso.gov.br. Basta inserir o CPF, clicar em “Avançar” e, em seguida, escolher a opção “Esqueci minha senha”.

UM POUCO MAIS SOBRE O ENEM

Este exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio, tornou-se uma ferramenta primordial para quem almeja uma vaga no ensino superior brasileiro. Através dele, os alunos têm acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Tanto universidades públicas quanto privadas utilizam as notas do Enem como um dos critérios em seus processos seletivos. Além disso, esses resultados são um passaporte para auxílios governamentais, a exemplo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

E as oportunidades não param por aí! Os estudantes que alcançam bons resultados no Enem também podem aproveitá-los em universidades portuguesas. Isso é possível graças aos convênios que o Inep estabeleceu com instituições de ensino superior em Portugal, facilitando o acesso dos brasileiros à educação em terras lusitanas.

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana