Mundo Cristão
Gilberto Gil revela crença: “Deus é uma invenção do homem”
Publicado
5 anos atrásem
Por
Tadeu RibeiroO cantor baiano Gilberto Gil falou sobre Deus e religião em entrevista ao programa Segunda Verão, exibido ontem (17) pelo GNT. Ele acredita que Deus é uma criação humana.
“Ninguém sabe quais são os desígnios de Deus, porque ele quer que seja assim ou porque ele quer que seja assado. Eu costumo dizer que nós é que criamos isso; Deus é uma invenção do homem. A crença geral é que é o oposto, que o homem é que foi criado por Deus.”, afirmou.
Gilberto Gil disse aos apresentadores João Vicente, Fábio Porchat, João Bosco e Emicida que a religião é uma ferramenta usada pelas pessoas para transcender.
“A religião no modo geral, a crença não só em uma transcendência, de uma possível vida depois desta, mas também à regência feita por essa instância superior, normatizando procedimentos e comportamentos, é uma coisa que as religiões adotam e isso acaba, na maioria dos casos, levando as pessoas a uma adoção de uma maneira de ser relativa àqueles preceitos e mandamentos de Deus.”, explica.
O músico, que já foi ministro da cultura, disse que gosta de estar perto de pessoas que possuem religião – ele é adepto do Candomblé -, mas que a fé de ninguém pode querer se sobrepor a dos outros.
“Eu gosto de todos aqueles que têm fé, que acreditam e que estão ligados a religiões que, em sua maioria, têm relações com o bem fazer e o bem querer. Eu gosto da bondade e defendo. Até brigo por ela (risos). Agora, é absolutamente estranho que a pessoa tenha círculos religiosos que hostilizem os outros, e mais do que isso, que querem o extermínio dos outros, o desaparecimento do próximo, negando a função de amor”, afirmou.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login