in

Gilberto Gil revela crença: “Deus é uma invenção do homem”

Publicidade

O cantor baiano Gilberto Gil falou sobre Deus e religião em entrevista ao programa Segunda Verão, exibido ontem (17) pelo GNT. Ele acredita que Deus é uma criação humana.

Gilberto Gil fala sobre Deus em entrevista.
Gilberto Gil fala sobre Deus em entrevista.

“Ninguém sabe quais são os desígnios de Deus, porque ele quer que seja assim ou porque ele quer que seja assado. Eu costumo dizer que nós é que criamos isso; Deus é uma invenção do homem. A crença geral é que é o oposto, que o homem é que foi criado por Deus.”, afirmou.

Gilberto Gil disse aos apresentadores João Vicente, Fábio Porchat, João Bosco e Emicida que a religião é uma ferramenta usada pelas pessoas para transcender.

“A religião no modo geral, a crença não só em uma transcendência, de uma possível vida depois desta, mas também à regência feita por essa instância superior, normatizando procedimentos e comportamentos, é uma coisa que as religiões adotam e isso acaba, na maioria dos casos, levando as pessoas a uma adoção de uma maneira de ser relativa àqueles preceitos e mandamentos de Deus.”, explica.

PUBLICIDADE

O músico, que já foi ministro da cultura, disse que gosta de estar perto de pessoas que possuem religião – ele é adepto do Candomblé -, mas que a fé de ninguém pode querer se sobrepor a dos outros.

“Eu gosto de todos aqueles que têm fé, que acreditam e que estão ligados a religiões que, em sua maioria, têm relações com o bem fazer e o bem querer. Eu gosto da bondade e defendo. Até brigo por ela (risos). Agora, é absolutamente estranho que a pessoa tenha círculos religiosos que hostilizem os outros, e mais do que isso, que querem o extermínio dos outros, o desaparecimento do próximo, negando a função de amor”, afirmou.

Publicidade

Mangueira levará pastor negro como Jesus em desfile: ‘Verdadeiro Jesus da Bíblia’

Irmão de Anitta sai de igreja onde era diácono e estaria se divorciando