Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Fundador da Hillsong Church renuncia ao cargo de pastor sênior global

Publicado

em

Brian Houston, pastor australiano e evangelista. Ele é o fundador e pastor sênior da Hillsong Church - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O pastor Brian Houston, de 68 anos, fundador da Hillsong Church, renunciou ao cargo de pastor sênior global da instituição religiosa, após denúncias de má conduta reportadas por duas mulheres nos últimos anos.

Por meio de um comunicado, a Hillsong anunciou a saída do religioso à frente da igreja. “Gostaríamos de avisá-lo que o pastor Brian Houston renunciou ao cargo de pastor sênior global da Hillsong Church e o conselho aceitou sua renúncia”, disse um comunicado dos conselhos global e australiano da Hillsong Church publicado no site da rede global de megaigrejas.

“Entendemos que haverá muita emoção com esta notícia e todos compartilhamos esses sentimentos. Independentemente das circunstâncias em torno disso, todos podemos concordar que Brian e Bobbie serviram a Deus fielmente por muitas décadas e que seu ministério resultou em milhões de pessoas em todo o mundo sendo impactadas pelo poder, graça e amor de Jesus Cristo”, finalizou a nota.

Segundo o site Christian Post, a renúncia de Houston ocorre poucos dias depois que o pastor sênior global interino da Hillsong Church, Phil Dooley, disse aos congregantes no domingo que sua igreja é “construída em Jesus, não apenas em qualquer pessoa”.

Houston inicialmente deixou os conselhos da igreja em setembro de 2021, depois de ser acusado de “ocultar crimes sexuais infantis”. Em janeiro deste ano, a Hillsong anunciou que Brian estava deixando seu cargo no comando da igreja por todo o ano de 2022, enquanto enfrentava acusações criminais relacionadas a alegações de que ele ocultou abusos sexuais cometidos por seu pai décadas antes. Ele nega as acusações.

AS NOVAS REVELAÇÕES

As novas revelações de má conduta anunciadas na sexta-feira (18/03), pelas duas mulheres, rapidamente desencadearam uma mudança desse plano.

Segundo a igreja, Houston violou o código de conduta pastoral da igreja ao entrar no quarto de hotel de uma mulher não identificada por 40 minutos sob a influência de álcool e medicamentos prescritos durante a conferência anual da igreja em 2019.

Houston não se lembra de ter feito sexo com a mulher, e a mulher não disse se eles fizeram sexo. Seus relatos sobre o que aconteceu não são totalmente confiáveis ​​porque eles foram prejudicados pelo álcool, sugeriu Dooley, pastor sênior global interino, em reunião com funcionários da igreja na sexta-feira passada. Houston também estava sob a influência de medicamentos para ansiedade.

Houston também trocou uma “mensagem de texto inapropriada” com um funcionário em 2013. De acordo com Dooley, a mensagem de texto era “na linha de ‘Se eu estivesse com você, gostaria de lhe dar um beijo e um abraço ou um abraço’”. O funcionário renunciou logo depois. A Igreja Hillsong culpou as ações de Houston neste caso em “tablets para dormir”.

A saída de Houston da igreja que ele construiu é o culminar de uma longa linha de escândalos de má conduta sexual de alto perfil que seguiram a megaigreja e seus campi em meio à pandemia do COVID-19.

Carl Lentz, que liderou a Igreja Hillsong na cidade de Nova York e supervisionou a operação da megaigreja na Costa Leste dos Estados Unidos, foi demitido em novembro de 2020 por “questões de liderança” e falhas morais, incluindo ser infiel à esposa.

SÉRIE POLÊMICA

A plataforma Discovery Plus promete lançar um documentário que pode abalar a comunidade evangélica, sobretudo dos Estados Unidos. A série com três episódios vai revelar os resultados de uma investigação criteriosa feita da Hillsong Church.

A série documental pretende explorar a ascensão da Hillsong Church, fundada na Austrália por Brian Houston. Uma das maiores controvérsias envolvendo a família Houston é que o fundador da mega igreja, o pastor Brian, é investigado por ocultar crimes sexuais contra crianças, que supostamente ocorreram entre 1969 e 1970.

  • RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP!













+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página