Cantora gospel publica foto polêmica, é acusada de machismo e se defende

A cantora gospel Vanilda Bordieri acabou se envolvendo em uma polêmica hoje (21). Ela publicou em seu perfil no Instagram uma imagem histórica, e acabou sendo taxada de machista.

Cantora gospel publica imagem de mulheres ajoelhadas em frente aos maridos.
Cantora gospel publica imagem de mulheres ajoelhadas em frente aos maridos.

Na foto, preto e branco, publicada pela cantora gospel, é possível ver mulheres, de joelhos, em frente a vários homens, num ato de submissão. E a legenda usada por Vanilda Bordieri pode ter sido o que mais chamou a atenção dos seguidores: “As mulheres ganhavam tanto dinheiro pra gastar no Natal que agradeciam de Joelhos”, disse.

Ela marcou alguns homens, como o bispo Abner Ferreira, e seguiu de alguns “kkkkk”, indicando um tom sarcástico. Mas a publicação não foi bem recebida pelas seguidoras da cantora gospel.

Na verdade, a imagem retrata um costume de décadas passadas, onde as mulheres se ajoelhavam em frente aos maridos para pedirem perdão pelos “erros” e “aborrecimentos” que causavam a eles, demonstrando o quanto eram submissas e obedientes.

Uma seguidora da cantora gospel então comentou: “Achei essa atitude humilhação para as mulheres e a pose machista dos homens”. Outra disse: “Que horror, elas estão é suplicando para os maridos pão duros e miseráveis.. que vida dura e dolorosa dessas mulheres.”

Vanilda Bordieri, então, respondeu a crítica afirmado que, na verdade, estava tentando ser irônica com a publicação, para rebater publicações machistas (?).

“Cada um se manifesta como quiser. Prefiro ir contra o que os homens insistem divulgar. Vivemos outra realidade. Embora algumas mulheres sejam tão ignorantes que amam se colocarem no nível mais baixo. Se não sabem ironizar, para rebater a uma postagem machista, eu sei.”, disse a cantora gospel.

Outra seguidora, então, saiu em defesa de Vanilda: “Gente, ela sabe em qual momento a foto está retratando. Ela apenas usou o humor com esta foto para descontrair. Não concordo com o real sentido do acontecimento da foto por ser uma atitude ridícula das mulheres daquela época, mas isso não significa que o fato dela ter postado diz respeito ao que aconteceu. Ela apenas juntou a foto com uma legenda humorística. Nada demais nisso… Aff, não precisa levar ao pé da letra a imagem… Amei a legenda!”

Tadeu Ribeiro
[email protected]