Conecte-se conosco

Minas Gerais

Governo de Minas abre cadastro para alunos estudarem na rede pública de ensino em 2023

Publicado

em

Inscrições para novos alunos ou para mudança de escola vão até o fim do mês (30/11) - Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

No estado de Minas Gerais, os alunos que quiserem garantir uma vaga no sistema público de ensino deverão se cadastrar a partir desta quarta-feira (09). O prazo vai até o dia 30 de novembro.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, informou a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), no portal cadastroecolar.educacao.mg.gov.br, através do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem).

Os pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos devem acessar o site da Sucem e preencher os campos com nome, data e local de nascimento, além do nome do pai, mãe ou responsável legal, entre outras informações. O candidato também deverá indicar qual é o tipo de ensino, nível e etapa que pretende cursar.

“Em todo estado, 727 municípios que aderiram ao Sucem integram o cadastro escolar unificado. Por meio do sistema, são disponibilizadas vagas para a rede estadual e municipal das cidades que adotaram o processo. Já nos demais, que não aderiram à iniciativa, o cadastro e o encaminhamento contempla apenas as escolas estaduais. É importante que os pais, alunos ou responsáveis leiam de forma atenta as orientações previstas na resolução [Resolução SEE Nº 4.775/2022], que contém todas as informações para o cadastro”, esclareceu o subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso.

Quem pode realizar o cadastro: crianças com 6 anos completos ou a completar até 31/3/2023, que vão ingressar no 1º ano do ensino fundamental, e estudantes dos demais anos de escolaridade do ensino fundamental e do ensino médio vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino. Também devem realizar o cadastro pelo mesmo sistema os alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não haver continuidade ou que venham a mudar de endereço.

Famílias que não têm acesso à internet podem procurar uma escola municipal ou estadual para pedir esclarecimentos e fazer a inscrição.

+ Acessadas da Semana