Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Homem cobre telhado com esculturas de demônios e assusta moradores

Publicado

em

Casa com esculturas de demônios assusta cidade boliviana - Foto: Claudia Morales/Reuters

Um morador da Bolívia cobriu sua casa com esculturas de demônios de chifres longos e outras criaturas assustadoras. A ideia de homenagear o passado colonial do país, surtiu efeito diferente e vem chocando alguns vizinhos que temem uma ligação com o satanismo.

A casa de tijolos fica na cidade de El Alto e pertence a David Choque. Ele contratou um artista para criar os demônios esqueléticos de cimento e madeira e os instalou em seu telhado, portas e paredes. O caso foi compartilhado nos últimos dias pela imprensa local.

Há uma caveira preta na porta da frente de Choque e dentes gigantes em torno de uma moldura da janela, abaixo da qual um dragão esculpido espreita. Ele disse à Reuters que esperava que a casa assustadora pudesse estimular o turismo local.

“Pessoas de mente fechada vão pensar que é algo sobrenatural, mas as pessoas precisam abrir a cabeça e ver isso como uma atração turística, algo que pode melhorar a área”, disse ele, que vem de uma família de mineradores.

Choque acrescentou que as esculturas são uma alusão à vida nas minas bolivianas séculos atrás, durante o domínio colonial espanhol, quando os indígenas locais foram assustados e forçados a cavar em busca de prata.

Os senhores coloniais mostravam aos mineiros imagens de demônios e os avisavam que seriam abduzidos pelos espíritos se se recusassem a trabalhar.

Ao longo de três séculos de dominação espanhola, a Bolívia, como o México, foi uma importante fonte de prata que foi enviada para a Ásia em troca de mercadorias como porcelana e seda, em um dos primeiros grandes negócios de commodities do mundo.

Alguns vizinhos veem os demônios na casa de Choque, muitos com a boca aberta em sorrisos grotescos, como sinais para adoradores satânicos, e Choque lamenta estar lutando contra rumores infundados.

Inclusive, uma moradora, Maria Laurel, disse ter ouvido falar de rituais de nudez na casa. “Os vizinhos aqui estão com medo. A verdade é que isso me assusta”, disse ela.

Choque negou tais rituais e observou que representações semelhantes de demônios aparecem em altares nas entradas das minas, onde os trabalhadores geralmente deixam oferendas, incluindo folhas de coca e álcool, acreditando que isso os protegerá nas minas.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário













+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página