Igreja Universal é condenada a devolver carro doado por fiel

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) condenou a Igreja Universal do Reino de Deus em Campo Grande, ao pagamento de 23 mil reais a um fiel, que havia doado seu único carro nas chamadas “fogueiras santas” que a denominação organiza.

Igreja Universal é condenada a devolver valor de carro de fiel.
Igreja Universal é condenada a devolver valor de carro de fiel.

O homem simples tinha um pequeno restaurante e entregava marmitas, mas viu-se em uma situação de desespero em meio a muitas dívidas. Ao entregar a chave de seu antigo carro à igreja evangélica, recebeu de volta outra, que seria de um carro importado que Deus iria dar a ele em troca pela doação, segundo os pastores lhe disseram e consta no processo.

O fiel teve que financiar a compra de outro carro para poder continuar vendendo suas marmitas, mas acabou falindo e se complicando mais do que antes em dívidas.

O desembargador Sideni Soncini Pimentel, relator do processo, disse que a Igreja Universal induziu o fiel a erro quando deu a entender que ele ganharia um carro novo ao doar o seu atual para a igreja, e que ele foi vítima de coação moral, por ser bastante religioso e por isso suscetível a ser influenciado de todas as formas pela denominação evangélica.

“Diante disso, considerando que o apelante fora vítima de coação moral e erro substancial que o levou a acreditar que ao doar seu único veículo à igreja receberia a benção financeira desejada, representada por um veículo importado, declaro a nulidade da doação e a igreja deverá proceder à restituição do valor equivalente R$ 23.000,00”.

Tadeu Ribeiro
[email protected]