in

Joe Biden anuncia doação global de vacinas; Brasil receberá doses via Covax Facility

Joe Biden - Foto: Reprodução/Facebook

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira (03), um plano para doar 80 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus. As doações serão destinadas a vários países do mundo até o final de junho, entre eles o Brasil.

Publicidade

Segundo o governo norte-americano, 25 milhões de vacinas serão doados no primeiro momento, sendo cerca de 19 milhões das doses alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A expectativa é que 6 milhões de doses sejam doadas para países da América Latina, são eles: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti e países caribenhos, além do Brasil. No entanto, o total de doses de vacinas que serão destinadas a cada país não foi detalhado.

Publicidade

“Pelo menos 75% dessas doses – quase 19 milhões – serão compartilhadas por meio da Covax, incluindo aproximadamente 6 milhões de doses para a América Latina e o Caribe, aproximadamente 7 milhões para o Sul e Sudeste Asiático e aproximadamente 5 milhões para a África, trabalhando em coordenação com a União Africana e os Centros Africanos para o Controle e Prevenção de Doenças”, detalha o comunicado da Casa Branca.

“As doses restantes, pouco mais de 6 milhões, serão compartilhadas diretamente com os países que estão passando por surtos, aqueles em crise, e outros parceiros e vizinhos, incluindo Canadá, México, Índia e República da Coreia”, disse.

Segundo o governo, o objetivo da iniciativa é “preparar o terreno” para uma maior cobertura global de vacinas contra a Covid-19.

“A alocação desta primeira parcela de doses doadas reflete o desejo dos Estados Unidos de responder a todas as regiões e estabelecer as bases para um maior fornecimento e acesso em todo o mundo”, explicou.

Publicidade

A Casa Branca disse que vai anunciar nos próximos dias como irá distribuir até o fim do mês as 55 milhões de injeções restantes, mas indicou que seguirá a mesma proporção: ao menos 75% irão para o Covax e os outros 25%, para doações diretas para países “em necessidade, que experimentam surtos, vizinhos imediatos e outros países que pediram assistência direta americana”.

Resumos da Novela Gênesis: Capítulo desta quinta 03/06 e sexta 04/06

Amanda Wanessa evolui e se emociona ao ouvir as próprias músicas