Conecte-se conosco

Gospel

Léia Miranda: Resultado final de perícia sobre áudio picante é divulgado; saiba o resultado

Publicado

em

Léia Miranda: Resultado final de perícia sobre áudio picante é divulgado; saiba o resultado

A cantora gospel e pastora Léia Miranda, da Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), divulgou o resultado final de um laudo feito por perito contratado pela sua defesa. A pregadora havia dito na última semana que havia solicitado uma segunda perícia onde esclareceria com mais detalhes sobre o suposto áudio picante atribuído a ela.

Léia Miranda vinha afirmando não se tratar de sua voz e que através dos laudos iria mostrar que o áudio foi “forjado”. Na primeira perícia feita e divulgada por ela na semana passada, o resultado deu inconclusivo, ou seja, que não foi possível confirmar se a voz é mesmo dela.

Então, uma nova perícia foi feita, desta vez em um estúdio. Foi feita uma nova captação de áudio a fim de realizar mais uma comparação de vozes. Segundo a própria Léia, a comparação já foi feita através de vozes de vídeos e pregações, mas que o novo trabalho se fazia necessário para que confirmasse de vez que a voz não era dela.

RESULTADO FINAL

Léia Miranda compartilhou em suas redes sociais na última quarta-feira (12/10), o resultado final da perícia. O documento, assinado pelo perito forense Wesley Eduardo Berto Maria, tem seis páginas e teve o objetivo de confrontar a voz de Léia com a do áudio, material que viralizou nas últimas semanas.

O material usado na perícia foi um vídeo de dois minutos e vinte e cinco segundos na qual se tem uma conversa supostamente entre a pregadora e o pastor Paulo Elias. Além disso, foram usados áudios gravados da própria voz da pastora.

A metodologia usada foi a perícia em fonética forense, que permitiu a extração dos dados acústicos necessários para confronto entre as vozes. Sendo assim, o perito concluiu que, não foi possível atestar a integridade do vídeo em questão, já que foram feitas montagens de imagens, vídeo, slideshow e legendas.

Ele também informou que o áudio utilizado não corresponde ao áudio original considerando edições de supressão e adição identificadas no arquivo. Portanto, segundo o perito, o áudio polêmico foi montado com frases e diálogos da cantora gospel com uso de inteligência artificial.

“Diante das análises periciais realizadas e sem dispensar qualquer análise complementar necessária, é possível concluir que o material objeto questionado posso características técnicas que indicam montagem de frases/diálogos através de recortes e/ou com uso de sintetizador de voz por AI (inteligência artificial), ou seja, ainda que o padrão fonético presente no arquivo de vídeo apresenta convergência com o padrão autêntico da periciada Sra. Léia Oliveira de Miranda, não foi a interlocutora participante da conversa gravada”.

COMEMORAÇÃO E ALÍVIO

Após a divulgação do laudo, Léia Miranda comemorou o resultado, bem como seus milhares de seguidores que fizeram questão de parabenizar a pregadora e seu esforço em “provar que o áudio foi realmente forjado”.

Além disso, Léia tomou a decisão de não falar mais sobre o assunto: “Laudo final e definitivo da perícia oficial. Esta é a última postagem que faço sobre este assunto. Acaba aqui toda a especulação sobre isso. Sigo avante sem esmorecer, pois meu alvo é Cristo. E vamos com fé”, declarou ela.

+ Acessadas da Semana