Conecte-se conosco

Política

Lula é parabenizado por diversos líderes mundiais; veja alguns

Publicado

em

O presidente eleito e o presidente argentino Alberto Fernández reuniram-se nesta segunda (31/10) em um hotel de São Paulo - Foto: Divulgação

Após a confirmação da vitória nas eleições presidenciais de domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que exercerá um terceiro mandato como presidente, começou a receber diversos cumprimentos de líderes mundiais.

O presidente dos Estados Unidos soltou um comunicado em que disse: “estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos.”

Segundo a agência de notícias estatal da China, o líder chinês, Xi Jinping, exaltou as relações entre Brasil e China e disse querer estabelecer uma relação de longo prazo com o novo líder brasileiro.

No Reino Unido, o novo primeiro-ministro Rishi Sunak escreveu em sua rede social:

“Parabéns @LulaOficial pela sua vitória nas eleições brasileiras. Estou ansioso para trabalharmos juntos nas questões que importam para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais do planeta e a promoção de valores democráticos.”

A União Europeia manifestou-se através do representante para política externa, Josep Borrell, afirmando que “estamos empenhados em aprofundar e alargar a nossa relação com o Brasil em todas as áreas de interesse mútuo, incluindo o comércio, o ambiente, as alterações climáticas e a agenda digital, em benefício dos nossos cidadãos.”

O presidente da França, Emmanuel Macron, escreveu:

“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”

Pedro Sánchez, da Espanha, disse: “Parabéns, Lula!. Trabalharemos juntos pela justiça social, a igualdade e contra a mudança climática. Seus êxitos serão os [êxitos] do povo brasileiro.”

Em Portugal, António Costa escreveu: “já tive a oportunidade de felictar calorosamente LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos.”

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página