Conecte-se conosco

Minas Gerais

Marcha para Jesus pode ser reconhecida como patrimônio cultural de Minas Gerais

Publicado

em

O Projeto de Lei nº 409/2023 tem como propósito reconhecer a Marcha para Jesus como evento de grande importância cultural, religiosa, turística e social em todo o território mineiro

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) poderá votar, nesta quinta-feira (31/08), o projeto de lei que propõe reconhecer a Marcha para Jesus como patrimônio cultural do estado. Trata-se de um evento que congrega diversas denominações cristãs anualmente.

De acordo com o autor da proposta, deputado estadual Eduardo Azevedo (PSC), a marcha simboliza “uma demonstração pública de fé, louvor e união”. O projeto foi aprovado em primeiro turno nesta quinta (31/08), no plenário da Casa.

Em nota à imprensa, o deputado declarou: “A ‘Marcha para Jesus’ é um símbolo de união, esperança e fé compartilhada. Ela acarreta uma poderosa onda de solidariedade e expressão de fé, que merece ser preservada para as futuras gerações”. Ele ainda ressalta o objetivo de seu projeto: “Meu projeto de lei busca proteger e valorizar esse evento único, para que ele possa continuar a inspirar e unir as pessoas”.

SOBRE O PROJETO

O Projeto de Lei nº 409/2023 tem como propósito reconhecer a Marcha para Jesus como evento de grande importância cultural, religiosa, turística e social em todo o território mineiro. Além disso, a proposta autoriza a destinação de recursos públicos para auxiliar na realização do evento. O projeto também prevê que a Marcha possa ser alvo de proteções específicas, como tombamento ou registro, conforme a legislação vigente.

“A Marcha para Jesus é destaque no cenário de eventos religiosos do Brasil. Sabe-se que, segundo os institutos de dados, mais de 85% da população brasileira se declara cristã. Assim, em que pese a presença destacada do público gospel, a Marcha para Jesus abrange os fiéis cristãos em geral, entre evangélicos e católicos”, diz trecho da proposta.

“Assim, trata-se de um evento popular, afeto à religiosidade típica do mineiro, que leva às ruas de Minas Gerais a ratificação dos valores de fé, família, paz e respeito e votos de bênção ao nosso Estado e ao País”, afirma o PL.

A IMPORTÂNCIA DA MARCHA PARA JESUS

Em escala nacional, o site oficial do evento descreve a Marcha para Jesus como uma manifestação pacífica que envolve igrejas cristãs do Brasil e do mundo. O apóstolo Estevam Hernandes, presidente do evento no Brasil, sublinha o significado da marcha: “A Marcha representa a união das pessoas, a comunhão de todos que acreditam em Jesus Cristo. Ele é o nosso resgatador, pois deu sua vida por nós na cruz. Saímos às ruas para marchar e honrar essa entrega, expressando nossa fé”.

Desde setembro de 2009, a Marcha para Jesus integra o calendário oficial do país, conforme a Lei Federal nº 12.025. Em cidades como São Paulo, o evento conta com a colaboração de órgãos como a prefeitura e a Polícia Militar.

Introduzida no Brasil em 1993, a Marcha para Jesus já foi realizada em diversos países, como Argentina, Estados Unidos e Japão. Em 2023, o evento ocorreu pela nona vez em Israel.

Em Minas Gerais, o evento tem destaque em cidades como Uberlândia, Ipatinga, Campo Belo e Montes Claros, refletindo a essência cultural e religiosa do povo mineiro, promovendo valores como fé, família, paz e respeito.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM.

+ Acessadas da Semana