Conecte-se conosco

Minas Gerais

Minas investiga caso que seria a primeira morte no mundo de varíola dos macacos

O paciente, de 41 anos, estava internado no Uberlândia Medical Center (UMC)

Publicado

em

Secretaria de Saúde de Minas Gerais investiga morte por varíola dos macacos - Foto: Reprodução

A Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga uma morte suspeita de varíola de macacos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Segundo o órgão do Governo de Minas, o paciente, de 41 anos, que estava internado no Uberlândia Medical Center (UMC), morreu com suspeita da doença. A causa da morte, no entanto, é investigada e pode ter sido agravada por outras doenças.

O anúncio do início da investigação foi feito no último sábado (11/06). De acordo com a SES-MG, o homem trabalhava em Araguari (MG) e morava em Uberlândia.

Entre os parentes próximos não houve nenhum caso sintomático. Não foi informado onde a vítima teria contraído a doença e nem se esteve fora do país.

Segundo a secretaria, esse é o primeiro caso suspeito em Minas. Além disso, esse é o primeiro óbito que pode estar relacionado à doença no mundo. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está responsável pela análise das amostras coletadas.

O Ministério da Saúde anunciou na noite do último domingo (12/06), que o terceiro caso de varíola dos macacos foi registrado no Brasil. O quadro estava em observação desde o final de maio, quando um paciente de Porto Alegre (RS), que havia chegado de Portugal, começou a sentir sintomas.

A Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou a infecção pelo monkeypox através de exames laboratoriais por RT-PCR no Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

O segundo caso de varíola dos macacos foi confirmado em São Paulo. Trata-se de um homem de 29 anos que está isolado em sua casa em Vinhedo, interior do estado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde.

o primeiro caso no Brasil foi confirmado na última quarta-feira (08/06), na cidade de São Paulo. O caso foi confirmado em um homem de 41 anos.













+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página