in

Ondas gigantes aparecem no Mar da Galileia após 30 anos e assustam

O Mar da Galileia, tão famoso na Bíblia Sagrada por ter sido palco de alguns milagres de Jesus Cristo, está com seu maior nível em 30 anos, com ondas que têm assustado os moradores da região. As informações são do Haaretz.

Publicidade

Também conhecido como Lago Kinneret, o Mar da Galileia subiu 6cm no fim de semana, e no domingo (12) ficou apenas 21cm abaixo de sua “linha superior vermelha”, uma margem em que o lago transborda e acaba inundando casas dos moradores que vivem em seu entorno.

O aumento de nível veio após fortes chuvas e um intenso fluxo dos córregos que deságuam no Kinneret.

Essa subida em sua capacidade acabou gerando altas ondas velozes, que acabaram assuntando os que vivem às margens do lago. Um fenômeno que, segundo os especialistas da região, não ocorria há pelo menos 30 anos.

PUBLICIDADE

A simbologia por trás desse fenômeno hídrico no Mar da Galileia vem da Bíblia, pois foi exatamente lá que, segundo os evangelhos, Jesus Cristo acalmou uma tempestade e andou sobre as águas.

O arqueólogo J. Gonzalez Echegaray explicou como um lago pode ter ondas tão violentas como as que têm aparecido no Mar da Galileia, e disse que o fenômeno é natural.

“O fato [de existirem ondas é devido] o lago estar em um ambiente montanhoso, especialmente no norte, onde o Hermon, com suas montanhas cobertas de neve 2.750 m é visível da água em dias claros e, acima de tudo, a profunda depressão da superfície deste lago, a mais de 200 metros abaixo do mar Mediterrâneo não muito distante, frequentemente cria instabilidade no clima, que normalmente é quente e calmo, o que resulta na presença inesperada de um vento forte, que ondula as ondas, que às vezes podem exceder até 2 m de altura”, disse. Assista abaixo as ondas:

Publicidade

Mariana Valadão se declara para esposo: ‘Sou viciada no meu macho’

Priscilla Alcantara vai gravar música gospel com Flayslane do BBB