Padre Fábio de Melo critica pastores e Valdemiro Santiago responde enfurecido

O Padre Fábio de Melo utilizou um momento em uma missa que celebrou recentemente para falar sobre práticas neopentecostais, de pedidos vultuosos de ofertas, supostas curas e milagres, dentre outros assuntos. E o assunto rendeu tanto que o “Apóstolo” Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, se sentiu incomodado e resolveu responder ao padre.

Padre Fábio de Melo fala sobre pastores e Valdemiro Santiago se chateia.
Padre Fábio de Melo fala sobre pastores e Valdemiro Santiago se chateia.

Fábio de Melo disse em seu discurso que não conseguia acreditar que Jesus estivesse compactuando com líderes religiosos que dizem conceder graças e milagres, mas que no final dos eventos recebem ofertas em envelopes, como uma espécie de pagamento pela bênção.

“Com todo respeito a quem crê, quem vai e participa… ‘Passe debaixo dessa porta e todos os seus pecados serão perdoados. Mas, lá nos fundos, você entrega o envelope de 200, 300, 500 reais, porque essa graça precisa ser paga’. Me desculpe, eu não consigo ver Deus nesses lugares. [E isso é feito] Para que ele [ovelha] comece a pensar sempre que se o pastor não por a mão na cabeça dele, ele não recebe a cura, não recebe o milagre. Para com isso. Isso é erro de compreensão”, disparou o pároco.

E embora o Padre Fábio de Melo não tenha citado diretamente Valdemiro Santiago, o líder da Igreja Mundial vestiu a carapuça e decidiu responder, afirmando que Fábio de Melo nunca curou ninguém, e que a Igreja Católica não representa o evangelho de Jesus Cristo.

“Primeiro que eu não te devo nada… Se eu for ouvir suas instruções eu to perdido, porque eu nunca vi o senhor curar. Onde o senhor arrumou autoridade pra falar desse ministério aqui? […] O senhor vem dizer que não acredita em igreja que usa imposição de mãos, que igreja que o senhor acredita?”, questionou Valdemiro.

Sobre a crítica às ofertas recebidas, e que são criticadas por boa parte dos próprios evangélicos, Santiago afirmou que a Igreja Católica ganha do governo programas televisivos, enquanto que a Igreja Evangélica não, e por isso precisa da ajuda dos fieis.

“O senhor falou de envelope de R$ 300, R$ 500… a sua igreja não precisa porque o governo dá vários canais de televisão pra vocês. O senhor também pede mas você não precisa pedir como a gente porque vocês não pagam aluguel, água, luz ou programa de televisão. Cuida da sua vida e da sua igreja, o senhor me perdoe eu nunca vi um paralítico andar na sua igreja, nunca vi um demônio expulso na sua missa”, finalizou.

Valdemiro Santiago não explicou que emissoras de televisão o governo possivelmente deu à Igreja Católica. O canal “Canção Nova”, da qual o Padre Fábio de Melo é apresentador e membro, vive de ofertas iguais as dos canais da igreja de Valdemiro, no entanto não há campanhas na emissora católica pedindo valores altos de contribuições, como ocorre na Igreja Mundial, e que foi objeto da crítica de Fábio de Melo.

Tadeu Ribeiro
[email protected]