Conecte-se conosco

Gospel

Pastor Augustus Nicodemus anuncia mudança para os Estados Unidos

Publicado

em

O pastor Augustus Nicodemus, uma das principais autoridades em estudos bíblicos no Brasil e líder da Primeira Igreja Presbiteriana no Recife, anunciou que estará se mudando para os Estados Unidos. A revelação foi feita durante um culto no último domingo (29/10), gerando comoção entre os membros da congregação.

Nicodemus, que tem 69 anos e é altamente respeitado em círculos religiosos, compartilhou que o motivo de sua mudança é para apoiar igrejas cristãs reformadas nas regiões de Orlando, na Flórida, e Boston, em Massachusetts.

Segundo o religioso, há uma carência de presença ativa dessas igrejas que atendam a numerosa comunidade brasileira nas referidas áreas. Enquanto a Flórida e Boston juntas abrigam mais de 200.000 imigrantes brasileiros, as igrejas reformadas são escassas, sendo a maioria neopentecostais ou emergentes.

No entanto, a decisão de Nicodemus não foi recebida com entusiasmo por todos. Muitos membros da congregação e do conselho local da igreja manifestaram tristeza e preocupação com sua partida.

Em suas próprias palavras, o pastor explicou sua decisão da seguinte maneira:

“Estive em Orlando a convite do irmão Samuel Vitalino para pregar na Igreja. Na ocasião, o Conselho da Igreja me convidou para pastorear junto ao pastor Samuel, ajudando na implantação da congregação. No ano passado, essa igreja tinha cerca de 100 pessoas, mas já vemos uma demanda crescente. Diante da escassez de igrejas reformadas na região e da predominância de outras denominações, senti o chamado para apoiar esse trabalho. Após muita oração e conversa com colegas e familiares, decidi aceitar o convite. A igreja agora conta com mais de 200 membros e busca novos espaços para acomodar a crescente congregação.”

QUEM É AUGUSTUS NICODEMUS

Augustus Nicodemus Gomes Lopes é um pastor e teólogo, nascido em 25 de setembro de 1954, em João Pessoa (PB). Ele é altamente respeitado entre os calvinistas conservadores do Brasil e teve uma influência significativa nas igrejas presbiterianas do país. Entre 2018 e 2022, ele serviu como vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Ele também foi pastor presbiteriano em Recife e ex-chanceler da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Em sua formação acadêmica, Augustus estudou desenho industrial e engenharia elétrica antes de se bacharelar em teologia. Ele obteve seu mestrado em Novo Testamento na África do Sul, doutorado em Interpretação Bíblica nos EUA e fez estudos adicionais nos Países Baixos. Ele serviu como pastor em diversas igrejas presbiterianas em São Paulo, Recife e Goiânia.

Além de seu trabalho pastoral, Augustus também se envolveu em educação teológica e escreveu extensivamente. Ele ocupou cargos de liderança na Universidade Presbiteriana Mackenzie e no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. Ele é autor de vários livros sobre teologia, interpretação bíblica e questões contemporâneas, escritos em português e traduzidos para o espanhol, italiano e inglês.

Politicamente, Augustus expressou apoio a Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018, citando a agenda conservadora de Bolsonaro como alinhada com os valores evangélicos. No entanto, ele também criticou algumas das atitudes e declarações do presidente, especialmente em relação à pandemia de COVID-19. Augustus também criticou a abordagem de alguns grupos religiosos neopentecostais durante a pandemia, destacando uma motivação financeira por trás de seus pedidos para manter as igrejas abertas.

Ao longo de sua carreira, Augustus recebeu várias homenagens, incluindo a Medalha Marechal Trompovski, o título de Cidadão Goiano e o título de Visitante Ilustre de Sorocaba.

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana