Pastor evangélico se suicida no Rio Grande do Sul: “Cansado e esgotado”

Mais um pastor evangélico cometeu suicídio. Trata-se do pastor Lisandro Canes, do Rio Grande do Sul.

Pastor evangélico Lisandro Canes.
Pastor evangélico Lisandro Canes.

A notícia foi confirmada por outro líder religioso, Pr. Jackson Jacques, que era amigo pessoal do falecido.

“Acabo de receber uma notícia devastadora. Um pastor e amigo meu aqui do Rio Grande do Sul tirou a própria vida no dia de ontem. Preguei em sua Igreja, conversava com ele. Conheci os homens da sua Igreja, vi o comprometimento deles e o amor entre esses irmãos. Escrevo essas linhas em lágrimas e com o coração muito abalado, pois apesar dos frequentes casos de suicídio de pastores, esse é o primeiro que é de gente de perto e amada por mim. Um valente tombou aqui no Rio Grande do Sul.”, escreveu o pastor Jackson nas redes sociais.

Mas o que mais tem chamado a atenção dos internautas é um post feito pelo próprio Lisandro Canes nas redes sociais, poucos dias antes de tirar a própria vida.

“Eu admito que nunca em toda a minha vida eu fiz algo tão esgotante e cansativo como pastorear. Nenhum trabalho ou responsabilidade consumiu mais as minhas energias e minha saúde do que liderar uma Igreja. Como pastor posso dizer que a Igreja precisa urgentemente se preocupar com o descanso e a saúde dos seus pastores”, diz o texto compartilhado pelo pastor.

A fala, porém, não é dele. Mas sim de outro pastor que chocou o mundo ao tirar a própria vida recentemente nos EUA, Jarrid Wilson.

No entanto, o texto compartilhado dá pistas sobre os problemas e gatilhos responsáveis pela atitude trágica do pastor gaúcho: cansaço e esgotamento pastoral.

Lisandro era pastor na Igreja Nova Vida, de Rio Grande, Rio Grande do Sul, além de dar aulas em uma escola particular da cidade.