Mais Conteúdo
Pazuello diz que estenderá validade de testes da Covid prestes a se vencerem
Publicado
4 anos atrásem
Por
Tadeu RibeiroO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (2) que a validade dos testes para Covid-19 que o governo mantém armazenados será estendida. As informações são do G1.
Pazuello participou de uma audiência pública na Câmara. O ministro explicou que os kits, quando foram adquiridos, tinham uma validade “emergencial” e ‘bem pequena”, e que já estava previsto que o prazo seria alongado.
Na semana passada, reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo” revelou que o Ministério da Saúde armazena em São Paulo um estoque com milhões de testes que podem perder validade nos próximos meses. Nos dias seguintes, a pasta informou que recebeu relatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas) atestando a possibilidade de extensão do prazo. O ministério também informou que pediu a ampliação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A caixa do kit, quando chegou, à época foi feito registro inicial com a Anvisa, e a empresa dando uma validade pequena, emergencial, para iniciar o uso. Bem pequena, de 8 meses. Essa validade inicial seria e será renovada. Porque os componentes do teste todos têm validade muito mais estendida”, disse o ministro.
O ministério é responsável por repassar os testes para os estados. De acordo com o ministro, não faltarão kits para os governos estaduais.
“Vai ser renovada essa validade. Não vejo nenhum motivo para não. E, sim, vamos ter testes normalmente para atender as demandas dos estados”, completou o ministro.
De acordo com o Ministério da Saúde, há mais de 7 milhões de testes parados no estoque:
- 2.814.500 têm data de validade que expira em dezembro;
- 3.979.700 vencem em janeiro de 2021;
- 212.900 expiram em fevereiro de 2021;
- 70.800 vencem em março de 2021.
A extensão do prazo ainda depende do aval da Anvisa.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login