Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Peixe-remo achado no Chile deixa moradores com medo de ‘profecia’

Publicado

em

Na última semana, moradores do Chile se surpreenderam após um grupo de pescadores anunciar que um peixe-remo, também chamado regaleco, foi pescado. O tamanho do animal chocou a população e deixou milhares de pessoas apavoradas.

De acordo com o jornal argentino site Página 12, o peixe de escama prateada mediu cerca de 5,80 metros de comprimento, um tamanho considerado atípico para uma espécie que geralmente tem 3 metros. O momento da captura foi gravado e compartilhado nas redes sociais, e as imagens, rodaram o mundo na semana.

O peixe-remo tinha quase 6 metros de comprimento e foi capturado por pescadores da cidade de Arica, no norte do Chile, na segunda-feira da semana passada (11/07). O animal é raro e há um mito relacionado a ele: diz-se que sua aparição está associada a fenômenos naturais, como terremotos, no futuro próximo.

Essa lenda se difundiu em 2011, no Japão depois que os peixe-remos se amplificaram depois que alguns foram vistos antes do terremoto de Fukushima em 2011 e do tsunami subsequente, que matou mais de 20 mil pessoas. Ele também é conhecido como “peixe do fim do mundo”.

Em 2019, quando dois peixes-remo foram capturados no Japão, o detentor do Aquário de Uozu, Kazusa Saiba, disse à CNN: “Não há nenhuma evidência científica para a teoria de que os peixes-remo aparecem em torno de grandes terremotos. Mas não podemos negar 100% a possibilidade”.

Paulo Ricardo Schwingel, professor de oceanografia e do mestrado em ciência e tecnologia ambiental da Univale, em Itajaí (SC), diz que esse peixe está em todo o globo, exceto em regiões polares. “É um dos maiores peixes no planeta (em comprimento). Se pensarmos em grupos de peixes ósseos (o que exclui os cartilaginosos como o tubarão), é o maior do planeta” diz.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página