Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Profecia de Ezequiel está se cumprindo no Mar Morto, com o retorno de peixes

Publicado

em

Slomi Lobaton agradece a Deus diante de um bolaine de água doce no Mar Maorto - foto: YouTube 'Israel com Aline'

Uma brasileira, que mora em Israel, usa as mídias sociais para ajudar quem quer entender melhor cada lugar da Terra Santa. Guia de turismo, Aline Szewkies, publicou em seu canal no YouTube sobre o tema relacionado a Ezequiel 47 e mostra que a profecia já está se cumprindo no Mar Morto.

No vídeo, postado por ela há 4 dias, e que até o momento possui 1,1 milhões de visualizações, ela mostra um mergulho no Mar Morto em que são vistos peixes, e lembrou que há uma profecia bíblica no livro do profeta Ezequiel sobre o retorno dos animais às águas excessivamente salgadas do local.

No capítulo 47 do livro de Ezequiel há uma profecia de que o Mar Morto voltará a ter peixes, já que o excesso de sal na água impede a geração de vida na região, e o texto bíblico acrescenta que ao redor do mar crescerão árvores frutíferas.

No início, Aline mostra as grandes pedras de sal e explica que o ambiente é inóspito, ou seja, local onde não se pode nem se consegue viver, onde o calor pode chegar até 50 graus em dias de verão. “Olhando para esse local tão desolado, fica difícil imaginá-lo antes. Mas, até no tempo de Ló, aqui era tão verde quanto o jardim do Éden”, comparou ao citar Gênesis 13.10.

Como é de conhecimento de todos, e Aline também explica no vídeo, a região deixou de ser fértil após a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Pisando na região onde o profeta Ezequiel viveu há 2.600 anos, a pesquisadora mostrou a paisagem no local.

Mesmo vivendo um lugar sem vida, Ezequiel profetizou que ali voltaria a ser verde e fértil. Em Ezequiel 47.12, o profeta cita árvores frutíferas, com frutos que servirão de comida e folhas para remédio.

“E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio”, diz a Bíblia.

“Olhando para esse lugar parece impossível, mas vejam aqui uma plantação de tâmaras”, mostrou as árvores com pencas de frutas e citou que uma escavação foi feita no local, onde foram descobertas sementes de tâmaras milenares.

Ela provou a tâmara, que segundo ela era muito doce, citando que a profecia diz que os frutos não perecerão e que há sementes de tâmaras milenares que foram encontradas em escavações ao longo dos últimos anos, que após terem sido plantadas, floresceram.

Ao mergulhar, o guia Shlomi Lobaton glorifica a Deus ao mostrar os bolaines, crateras gigantescas que enchem de água, e explica que essas formações no terreno se multiplicam de forma sobrenatural apenas do lado de Israel, pois na parte da Jordânia o fenômeno não é comum.

Ao preencher as crateras, as águas doces ficam saturadas com o sal das camadas mais antigas da terra que são dissolvidas. Segundo Shlomi, já existem mais de 9 mil bolaines e, todos os dias, dois novos se abrem.

“É algo difícil de compreender, há peixes vivos nadando neste bolaine, comprovando a profecia. Ezequiel profetizou exatamente sobre isso — que haveria água rasa e que, depois de cruzá-la, chegaríamos em águas onde precisaríamos nadar [Ez 47.3-5]”, relatou.

“A profecia está se cumprindo em frente aos nossos olhos. Obrigado Deus, obrigado”, ele gritou entusiasmado e, em seguida, Aline entrou no bolaine com uma câmera de vídeo e mostrou os pequenos peixes nadando e as plantas aquáticas. “Nossa geração poderá ver essa profecia se cumprindo”, Shlomi concluiu. Assista:

+ Acessadas da Semana