Conecte-se conosco

Empregos

Quais são os futuros empregos que virão?

Publicado

em

As coisas estão mudando e as economias estão se desenvolvendo. Você simplesmente não pode fazer nada sobre isso. E como isso acontece, o emprego também vai mudar e melhorar. Em 10 anos, aproximadamente metade dos empregos serão transformados pela automação – mas apenas 5% serão removidos completamente. Nove em cada dez empregos vão exigir habilidades digitais.

Mesmo quando a economia prospera, alguns empregos começam a desaparecer à medida que o ambiente de trabalho em mudança os empurra para trás.

Esses vão se embora…
Vamos imaginar que nós movemos 10 anos para frente no tempo e viemos procurar o quadro de empregos. Não veremos as vagas habituais para as quais quase não há ofertas, como:
● Condutores
● Agricultores
● Funcionário dos correios
● Locutor de rádio
● Funcionário de caixa
● Entregador
● Agentes de viagem
● Despachantes
● Operadores de telemarketing
● Profissionais de mídias sociais
● Trabalhadores de manufatura

Essas profissões são apenas a ponta de um iceberg desaparecido que é improvável que vejamos no futuro.

Por exemplo, um MOTORISTA poderia estar em demanda, mas quando a transição ocorrer, não só nossos veículos pessoais serão automatizados. Ônibus urbanos, caminhões e assim por diante também se tornarão robotizados. Os veículos autônomos estão a apenas alguns anos de distância.

O mesmo acontece com os agricultores, não é como se todas as fazendas desaparecessem em 10 anos, mas sua posição diminuiria, como vimos nas últimas gerações ou duas. A tecnologia possibilita que menos pessoas gerem mais colheitas, e é possível que a agricultura dentro de casa e talvez até a carne in vitro se torne cada vez mais popular. Em vez de qualquer outra coisa, o novo grupo de agricultores pode se assemelhar a cientistas e biólogos.

Um chamado à ação!
Como diz Jerry Kaplan, da Universidade de Stanford, não demorará muito até que “os humanos não precisem realmente se inscrever”. Mas não tenha medo do futuro, simplesmente fique a par do tempo e ande de mãos dadas com ele, e você não se tornará inútil.

Como mencionado acima, as habilidades digitais exigirão 90% do trabalho, portanto, não demore e comece a estudar o setor de TI agora.

“Surpreendentemente” você verá no quadro as seguintes vagas:

● Produtores de carbono
● Engenheiros de impressão 3D
● Criadores de personagens
● Juízes de bitcoin
● Criadores de órgãos humanos
● Professores de inglês para robótica
● Operadores de spa robô
● Manobristas de frota autônoma
● Médicos de dependência do snapchat
● Agricultores verticais virtuais

Na verdade, parece um filme de fantasia, mas você não terá tempo para piscar quando se tornar realidade.

Por outro lado, se olharmos mais para a terra, podemos identificar necessidades potenciais para trabalhadores em indústrias como – gerente de desenvolvimento de negócios de IA, planejador de fim de vida, técnicos de neuro implantes, diretor social de ética,detetive de dados, facilitador de TI, ‘triber’ profissional, gerente do portfólio genômico, designer de experiências de realidade virtual ou até construtor de jornadas de realidade aumentada.
A cabeça está girando quando você pensa sobre isso, mas você ainda precisa ser realista e entender que a tecnologia não fica parada e, portanto, também não devemos.

A história nos ensina que, de certa forma, o mercado de trabalho gera oportunidades de emprego sempre que elimina as existentes. Embora seja simples ver como o mercado de trabalho geral pode encolher drasticamente e, sem dúvida, muitos dos empregos que permanecem hoje não existirão em uma década ou duas, ainda é muito fácil ver inúmeros novos empregos sendo desenvolvidos. Então não fique chateado e siga em frente!

 

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página