Santo Sudário: Desvendado mistério chocante sobre tecido de Jesus Cristo

O Santo Sudário, ou Sudário de Turim como é conhecido, é um artefato histórico que gera curiosidade desde que foi descoberto, por acreditar-se que ele seria o tecido que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação.

Santo Sudário teria envolvido corpo de Jesus Cristo.
Santo Sudário teria envolvido corpo de Jesus Cristo.

Agora, pesquisadores voltaram a estudar as informações obtidas em 1988, quando cientistas obtiveram permissão de acesso pela primeira vez ao Santo Sudário.

Segundo os resultados colhidos agora, o tecido de linho pertence ao período que vai dos anos 1260 a 1390. Segundo os cientistas, esse dado mostra que seria impossível o tecido ter sido utilizado para cobrir o corpo de Jesus Cristo.

A pesquisa foi feita em parceria com a Universidade de Oxford (EUA), que participou da primeira análise da relíquia, e por isso dispunha de dados. O estudo demorou 2 anos para ficar concluído.

“Descobriu-se que as conclusões tiradas em 1988 não estavam certas. A primeira investigação não fez a análise de todo o sudário, mas só de algumas das partes das suas bordas.”, diz o chefe da pesquisa Tristan Casabianka.

Uma teoria para explicar a confusão seria a de que, na Idade Média, as freiras consertavam partes do tecido danificadas emendando-as à retalhos de outros tecidos.

A idade exata do “tecido de Jesus Cristo”, segundo os cientistas, só poderá ser confirmada com clareza quando e se todo o tecido for completamente submetido a uma nova análise. Entretanto, o Vaticano deve conceder acesso dos investigadores à relíquia cristã, já que detém sua guarda.