Templo de Salomão pode ser demolido pela prefeitura de São Paulo

A Igreja Universal do Reino de Deus passou por apuros recentemente com seu “Templo de Salomão”. A grandiosa construção, que custou quase 700 milhões de reais, pagos pelos fieis da igreja evangélica, correu o risco de ser demolida pelo poder público.

Tudo por conta das irregularidades da edificação, que começou a ser erguida sem a correta autorização da prefeitura. A Igreja Universal solicitou um alvará de reforma de um galpão, que havia sido demolido 2 anos antes. No entanto, o certo seria ter pedido um avará de construção, já que esse era o real motivo.

Templo de Salomão também abriga residência do bispo Edir Macedo.
Templo de Salomão também abriga residência do bispo Edir Macedo.

Além disso, o Templo de Salomão foi erguido num espaço que deveria ser destinado à construção de moradias para pessoas carentes, segundo prevê o Plano Diretor da Cidade de São Paulo. A Igreja Universal chegou a dizer que doaria um terreno de 17 mil KM² para a construção dessas residências, o que nunca foi feito.

Após o Ministério Público ameaçar acionar a Justiça para pedir a demolição do prédio, a denominação do bispo Macedo resolveu fazer um acordo com a entidade. UM TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado pelo MP, a prefeitura de São Paulo e a Igreja Universal, onde esta última se compromete a dor moradias populares em um terreno vizinho à Igreja Universal.

A prefeitura de São Paulo divulgou, inclusive, uma nota oficial explicando os detalhes do acordo: “O TAC estabelece ainda obrigações para as partes envolvidas, inclusive multas pecuniárias para a Igreja Universal, em caso de não cumprimento das mesmas, bem como estabelece as obrigações da Prefeitura de São Paulo quanto ao licenciamento, a fim de que a situação seja resolvida no prazo máximo de dois anos, a partir da assinatura do acordo.”

Só quando o acordo for cumprido, num prazo máximo de 2 anos, o Templo de Salomão receberá seu alvará definitivo de funcionamento. 

Tadeu Ribeiro
[email protected]