Conecte-se conosco

Polêmicas

Ton Carfi se pronuncia após dizer que ‘nem toda música evangélica precisa ser cristocêntrica’

Publicado

em

Polêmica: Ton Carfi afirma que "Deus não está com depressão" ao defender músicas não cristocêntricas. Ele se explicou - Foto: Reprodução

O cantor gospel Ton Carfi tornou-se o centro de um acalorado debate na comunidade evangélica após compartilhar sua opinião sobre o conteúdo das músicas cristãs. Em uma recente participação em um podcast, o cantor sugeriu que canções do gênero não necessariamente precisam ter Deus como foco central.

Durante o podcast, Carfi disse: “Todas músicas evangélicas tem que ser na vertical, tem que ser tal, cristocêntricas… eu falo que nem sempre. Primeiro porque Deus não tá com ego ferido, Deus não tá com depressão, Deus não tá precisando de tipo assim… se você não fizer uma música pra mim, nossa eu vou ficar muito magoado. Tipo, não tem sentido isso. Então eu falei, tem músicas que você faz para alguém cara, e essa música é uma música cristã, você faz para alguém, você faz para uma situação. Você faz porque tem um cara ferido e você faz uma música pra ele ou você faz uma música para entretenimento ou para aprecisação”.

Após o trecho ir ao ar e provocar uma série de comentários e críticas nas redes sociais, o cantor publicou um vídeo buscando esclarecer sua posição. Nele, Carfi lamentou a repercussão gerada por “um corte de podcast” e explicou que, ao se referir a “músicas na vertical”, falava sobre canções direcionadas diretamente a Deus, enquanto as “na horizontal” são destinadas a outras pessoas ou situações.

“Existem músicas — reparem que eu falo música, eu não falo louvor e eu não falo nem adoração porque isso pra mim está mais relacionado com o coração do que propriamente dito com a música — mas existem composições que são feitas na vertical […] Mas existem composições que foram escritas para nós cantarmos na horizontal”, argumentou o artista.

Ele prosseguiu dando exemplos de músicas “horizontais” que são apropriadas para diversas ocasiões, incluindo casamentos e festas, e que abordam temas como o amor entre cônjuges ou de uma mãe para com sua filha.

Concluindo sua explicação, Carfi pediu compreensão aos que assistiam, apontando que Deus não se incomodaria com músicas dedicadas a outras pessoas ou situações: “Quando eu falo que Deus não tem ego ferido, Deus não fica enciumado é tipo assim se você escrever uma música para a sua filha Deus não vai ficar com ciúmes de você, você não escreveu uma música pra ele e escreveu uma música pra sua filha”.

Por fim, o cantor encorajou seus seguidores a ignorarem possíveis polêmicas e a seguirem em frente, afirmando, “Espero que vocês tenham me entendido, não entendeu? Paciência. Mas você que entendeu, se você vir esse vídeo passando aí no teu feed, não arrume enquete com ninguém, não escreve, apenas ignore e vamos seguir em frente”. Assista:

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM.

+ Acessadas da Semana