Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Última igreja fundada por Flordelis fecha as portas, após prisão da pastora

Os seis templos do Ministério Flordelis mergulharam em uma crise que chegou ao seu ápice quando Flordelis foi para trás das grades

Publicado

em

Flordelis e pastor Anderson do Carmo - Foto: Reprodução/Facebook

A morte do pastor Anderson do Carmo, em 2019, e a prisão de Flordelis em 2021, decretaram o fechamento da última igreja fundada pela cantora gospel e administrada pelo pastor. Antes destes acontecimentos, os dois pastores tinham, além da sede, cinco filiais. Além disso, um novo templo estava sendo construído.

O Ministério Flordelis, em junho de 2019, mergulhou em uma crise que chegou ao seu ápice quando Flordelis foi para trás das grades, acusada de mandar matar Anderson.

O pastor, inclusive, era o principal administrador dos templos, mas a sua morte caiu como uma bomba no Ministério. A morte repentina, as histórias contadas aqui e as prisões, levaram embora não apenas fiéis, como também pastores, alguns do próprio núcleo familiar e com importantes funções nas igrejas.

Aos poucos, as filiais no Jardim Catarina, em São Gonçalo; Pendotiba e Piratininga, em Niterói; em Itaboraí e Itaipuaçu, em Maricá, foram encerrando as atividades. Por último, fechou a sede.

Segundo portal IG, com o fim dos cultos, os pastores migraram para outras igrejas em suas regiões de atuação ou fundaram novos templos, levando consigo parte dos fiéis que frequentavam o Ministério Flordelis.

O último a fazer esse movimento foi Gerson da Conceição, o Gerson Baiano, considerado filho pela ex-deputada. Depois, abriu sua própria igreja, a Comunidade Evangélica Manassés, que fica a cerca de um quilômetro da antiga sede.

Outro filho afetivo de Flordelis, Carlos Ubiraci contou com a ajuda da mulher para fundar uma nova igreja enquanto estava atrás das grades, também acusado de envolvimento na morte de Anderson. Até ser preso, em agosto de 2020, Carlos era o responsável pela filial de Piratininga. Ele também havia se tornado presidente do Ministério Flordelis. No fim daquele ano, rompeu com a pastora após a mulher e as filhas terem sido expulsas da casa da família.

Em setembro de 2021, foi fundado o Ministério Yeshua, em Piratininga, com a participação de antigos membros do Ministério Flordelis. Em maio deste ano, ao ser absolvido da participação na morte de Anderson, Carlos assumiu as pregações na nova igreja, da qual é presidente.

Em depoimento à polícia, Flordelis afirmou que suas igrejas chegaram a ter receita de mais de R$ 2 milhões mensais em 2018, valor do qual ela afirmou só ter tomado conhecimento após o crime. As despesas também eram altas, uma vez que todos os templos funcionavam em imóveis alugados.

Além disso, a família gastava altas quantias com a construção de uma nova sede no Laranjal, em São Gonçalo, um projeto principalmente do pastor Anderson. O local abrigaria cinco mil fiéis. A obra foi assumida por outro pastor, Leonardo Sale, da Catedral IPTM, que abriu uma filial no local.

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página