Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Vídeo: Tempestade de areia atinge Manaus e preocupa moradores

Publicado

em

Tempestade areia encobre Manaus - Foto: Reprodução

Uma tempestade de areia surpreendeu os moradores de Manaus neste domingo (05/11), cobrindo a cidade com uma nuvem de poeira que reduziu drasticamente a visibilidade e causou preocupação na população local.

Este fenômeno raro ganhou destaque nas redes sociais e está relacionado à estiagem severa que tem afetado a região, à fumaça proveniente de queimadas recentes e às rajadas de vento que ocorreram.

De acordo com informações fornecidas pela MetSul, uma empresa de meteorologia, imagens de satélite registraram um aglomerado de nuvens com grande desenvolvimento vertical, o que provavelmente desencadeou a tempestade de areia na cidade.

As rajadas de vento geradas por essa tempestade, resultante do calor e da umidade, levantaram poeira e areia do solo ressecado, formando uma gigantesca nuvem de poeira sobre Manaus.

Dados do Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes revelam que altos níveis de fumaça já eram observados na capital do Amazonas desde a noite de sábado (04/11), contribuindo para a redução da visibilidade antes mesmo da tempestade de areia.

No entanto, no domingo à tarde, entre 15h09 e 15h19, o boletim meteorológico do aeroporto registrou rajadas de vento atingindo aproximadamente 70 km/h, o que levantou a nuvem de poeira. A origem exata dessa poeira ainda é desconhecida. Durante esse período, a temperatura caiu rapidamente, passando de 34°C às 15h09 para 25°C às 15h19.

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página