Daniela Mercury protesta em show: “Jesus, sou gay e daí?”

A cantora baiana Daniela Mercury utilizou o palco do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) no último domingo (22), para fazer um protesto contra a prefeitura da cidade pernambucana, depois que a polêmica peça teatral que mostra uma travesti encenando o papel de Jesus Cristo, foi cancelada pela Secretaria de Cultura do município.

Daniela Mercury e a esposa.
Daniela Mercury e a esposa.

Segundo Daniela Mercury, peças teatrais não possuem dogmas religiosos, e por isso não são cristãos ou pertencentes a outras religiões, servindo apenas para trazer reflexões às pessoas, dentro de um contexto de liberdade de pensamento, garantido pela Constituição Federal, não pela Bíblia Sagrada.

“Nos choca profundamente que os políticos desse país censurem uma peça de teatro. Arte não tem dogma. É critica social. É essencialmente livre. É singular. A arte é para incomodar. Para fazer pensar, refletir. Não existe civilização sem liberdade. Não em venha  agora com ignorância absurda para conceituar o que é arte. Censurar uma peça de teatro por convicções é um absurdo. A nossa constituição nos permite dialogar com os símbolos religiosos  e falar sobre eles. Nossa constituição não é a Bíblia.”, disse a cantora.

Uma das maiores cantoras do Brasil, Daniela se reafirmou como lésbica e citou Jesus Cristo, questionando qual o problema dela ter uma sexualidade diferente: “Eu sinto vergonha pelos políticos que fazem isso com as pessoas. É desumanidade, maldade, ruindade. Jesus Cristo eu estou aqui. Eu sou gay. Eu sou lésbica e daí?”

Daniela Mercury encerrou seu discurso cantando uma canção de Renato Russo, num claro protesto aos políticos conservadores do país: “Bicho escroto saia dos esgotos. Bichos escrotos venham me pegar…”

A peça teatral em questão é de autoria da escritora trans Jo Clifford, da Inglaterra, e é interpretada aqui no Brasil por Renata Carvalho, abordando questões de gênero a partir da perspectiva de mostrar Jesus Cristo como uma travesti nos dias atuais.

O Festival de Inverno de Garanhuns vai até o dia 28 deste mês, próximo domingo.

Tadeu Ribeiro
[email protected]