Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Deus é Amor reafirma proibição de calças, cortes de cabelo e sobrancelhas

Publicado

em

Irmã Ereni Miranda, esposa de David Miranda, fundador da IPDA, comandou a reunião da última quinta - Foto: Reprodução/YouTube

A Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), presente em 88 países e com sede na cidade de São Paulo, é uma instituição religiosa importante no Brasil, e uma das denominações mais rígidas do País. Na última quinta-feira (21/07), a IPDA realizou um pronunciamento para reforçar seu posicionamento quanto a alguns temas polêmicos.

O pronunciamento reuniu toda a diretoria da Igreja Deus é Amor, entre eles a presidente Irmã Ereni Miranda, esposa de David Miranda, fundador da IPDA. Ireni iniciou o pronunciamento dizendo que o objetivo da reunião era de reafirmar o posicionamento da igreja, isso porque há algum tempo, membros da igreja tem colocado em dúvidas alguns pontos pontos.

Além disso, o neto da presidente, Davi Miranda Neto, que atualmente é líder do Regenere, um ministério de jovens da Deus é Amor, tem feito declarações polêmicas que vão contra a posição rígida da Igreja. No site oficial do ministério de jovens, inclusive, lê-se: “Usamos uma linguagem atual para alcançar os jovens do século 21 com o Evangelho genuíno de Cristo”. Diante disso, membros têm questionado a real posição da instituição que possui mais de 60 anos de história.

CABELO, MAQUIAGEM E CALÇA

O pronunciamento da igreja durou quase 50 minutos, e a diretoria anunciou, mais uma vez, o posicionamento oficial da igreja quanto a alguns temas controversos, como por exemplo o corte de cabelo e uso de maquiagem por parte das mulheres.

Ereni Miranda afirmou que existem costumes que com o tempo se tornam doutrinas. Segundo ela, a IPDA é contrário ao corte de cabelo por parte das mulheres. Além disso, proíbe que as irmãs tirem a sobrancelha e usem calças compridas.

“Calça comprida é roupa para homem”, afirmou a presidente. “Muitas mulheres são bonitas porque estão com dois dedos de maquiagem no rosto. Daí não tem rugas, não tem espinha, não tem manchas na pele, não tem nada, pois os rostos estão sempre cobertos por aquela argamassa”, disse ela, que afirmou que a igreja também é contrário ao uso de saltos altos.

Publicidade

A Deus é Amor afirmou ainda que condena o uso de calças por parte das mulheres. Mas em algumas ocasiões o uso é permitido, como é o caso das enfermeiras e médicas que trabalham na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em hospitais. O uso das calças, sendo largas, estão permitidas para trabalhadoras de campo, além da prática de educação física nas escolas.

Segundo Ereni, o uso de calças pelas mulheres é um “escândalo” para a igreja. Além disso, as irmãs que usarem calças estarão cometendo pecado, já que elas estão “escandalizando com a fé dos mais fracos”.

“Nós temos que poupá-los. Nós não temos dois pesos e duas medidas. Muitas vezes temos que cortar nossa própria carne. Infelizmente temos que fazer isso para obedecer a Deus e não deixar que muitas pessoas possam se escandalizar”, afirmou Ereni Miranda.

Publicidade

PROIBIÇÃO DE BARBA

Segundo a diretoria, muitos jovens estão deixando as barbas crescerem, seguido cantores sertanejos e atores da TV. A IPDA é contra esse costume, porque segundo ela, os artistas não são exemplos para os jovens da igreja. “Eles não servem a Deus. Eles não tem nada de bom para ensinar a nossa juventude”, disse a presidente. “É uma renúncia que fazemos por amor às almas daqueles que têm a fé fraquinha”.

Segundo a diretoria, não é pecado deixar a barba crescer um pouco, para aqueles que possuem alergias à barbeadores. A presidente orientou aos pastores da Deus é Amor para conversar com os membros quanto a isso, para que todos os fiéis sejam orientados sobre esse costume.

CALÇA APERTADA

Ainda no pronunciamento, a IPDA falou sobre o uso de calças apertadas pelos homens. Para a diretoria, atualmente é difícil encontrar calças para homens que não sejam apertadas. “Faz mal para a saúde. Pode machucar. Não é necessário”, afirmou.

Publicidade

PROIBIÇÃO DE PASTORES PREGAREM EM OUTROS MINISTÉRIOS

A diretoria frisou também que pregadores e pastores da IPDA não podem pregar em qualquer outra denominação. Da mesma forma, pregadores, palestrantes e pastores de outras denominações também não poderão pisar no púlpito da Igreja Pentecostal Deus é Amor.

“Se alguém for [pregar em outra igreja] é rebelde e desobediente. Não está seguindo a Palavra de Deus, que diz ‘mais vale obedecer do que sacrificar’. E também não vamos receber pastores de outros ministérios na nossa igreja, nem para palestras”.

REPERCUSSÃO

Após o pronunciamento da diretoria, o assunto viralizou nas redes sociais. Muitos fiéis concordaram com o posicionamento da Igreja. Outros criticaram a rigidez da denominação quanto a esses assuntos. Além disso, Davi Miranda Neto também foi cobrado por um posicionamento, e ele afirmou que fará um pronunciamento na noite desta segunda-feira (25/07).

Publicidade

+ Acessadas da Semana