Mais Conteúdo
Governo quer que presos trabalhem para pagar suas despesas no cárcere
Publicado
4 anos atrásem
Por
Tadeu RibeiroA secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PP) do Ministério da Economia, Martha Seillier, afirmou ao UOL que o governo pretende privatizar presídios e fazer com que os presos trabalhem para pagar suas despesas carcerárias.
A ideia é implantar duas unidades prisionais desse modelo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que terão concessão privada por pelo menos 35 anos.
“Se esses pilotos derem certo, muitos outros estados vão levantar a mão e demandar esse tipo de modelo. Aí de fato a gente começa a ter uma transformação nesse nosso sistema de segurança pública”, disse ela.
A secretária do Ministério da Economia afirmou que a proposta se baseia em dois incentivos ao preso que optar por trabalhar.
“O trabalho é uma opção, mas o presidiário tem dois grandes incentivos para optar pelo trabalho. O primeiro é que reduz a pena. A cada três dias trabalhados é um dia a menos na prisão”, explica. “O segundo é que ele recebe uma remuneração, que não pode ser menor que um salário mínimo. Com parte desse dinheiro, ele vai ajudar a manter o sistema, pagando por hospedagem e alimentação, por exemplo”, esclareceu.
Atualmente o preso que trabalha já recebe remissão de 1 dia de pena a cada 3 trabalhados, mas a previsão de salário é limitada a 3/4 do salário mínimo.
Não foi explicado, no entanto, quanto do salário mínimo ficaria efetivamente com o preso e quanto seria usado para custear as despesas carcerárias, de acordo com a nova proposta.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login