Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Kemuel, Fernanda Brum, Jotta A e Flordelis; Relembre as polêmicas envolvendo cantores em 2021

Publicado

em

O Portal do Trono trouxe nesta semana a Retrospectiva 2021, com os assuntos que mais deram o que falar no meio evangélico neste ano que passou. Nesta matéria você confere a segunda e última reportagem com os assuntos polêmicos que envolveram cantores gospel brasileiros.

1 – ACIDENTE DE AMANDA WANESSA

A cantora gospel Amanda Wanessa, uma das artistas da MK Music, se envolveu em um grave acidente no dia 04 de janeiro. O acidente aconteceu na PE-060, em Pernambuco, próximo à entrada para Carneiros, praia de Tamandaré. A artista precisou ser encaminhada para o hospital em estado grave e chegou a ser entubada no Real Hospital Português, em Recife. Além de Amanda, o pai dela, Odilon Mendes, a filha Mel e a amiga, Juciara Pimentel, também estavam no veículo. Amanda Wanessa sofreu múltiplas fraturas no corpo e traumatismo craniano. Ela passou por cirurgias na perna, no braço e na cabeça. Já Juciara Pimentel recebeu alta quatro dias depois. Ela precisou se submeter à cirurgia em punho e dedos, no hospital de Palmares (PE). O pai de Amanda quebrou um braço e recebeu alta ainda na segunda-feira (04/01). A filha dela quebrou a clavícula e a perna, e foi operada no Real Hospital Português. A pequena recebeu alta na quarta-feira (06/01). Amanda continua internada no Real Hospital Português até hoje, e segundo seu esposo, Dobson Santos, ela poderá ganhar alta em janeiro. O laudo da Polícia Civil de Pernambuco confirmou que a cantora gospel dirigia o carro a 130 quilômetros por hora quando sofreu o grave acidente. A perícia foi anexada ao processo aberto pelo Tribunal de Justiça de PE, na qual concluiu que o acidente ocorreu “por culpa exclusiva da vítima”.

2 – LUDI ACUSA KEMUEL DE ABUSO PSICOLÓGICO

Na primeira semana de janeiro, a cantora e ex-integrante do coral Kemuel, Ludi Moreira, usou seu perfil nas redes sociais para relatar abusos psicológicos sofridos. No texto, ela revela que foi usada como negócio e acusou um líder da banda que explorava e lucrava com seu trabalho artístico. Ludi saiu do coral há cerca de três anos e seguiu carreira solo. O desabafo da artista levou o nome do coral Kemuel a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. Ela afirmou, por exemplo, que teve sua “sanidade mental arrancada” depois de conhecer o grupo Kemuel. Ela não citou nomes, mas ficou subentendido tratar-se do líder, pastor David Marx, ao escrever “Sofri abusos psicológicos, danos que me perseguem até hoje, por alguém que se auto intitula pastor”. Ludi, que em 2016 recebeu o convite para integrar o coral Kemuel, onde ficou por 2 anos, prossegue dizendo que foi usada como negócio pelo grupo e contou algumas situações desagradáveis que passou naquela época. O grupo Kemuel não se manifestou sobre o assunto.

2 – A SUSPENSÃO DO TRATAMENTO DE LUDMILA FERBER

A pastora Ludmila Ferber, que trava uma batalha contra um câncer no pulmão, inclusive com metástases no fígado e nos ossos, anunciou a suspensão do tratamento contra a doença após ineficácia, em junho. A cantora gospel, de 56 anos, usou suas redes sociais para comunicar a notícia aos seus fãs e seguidores. Segundo ela, percebeu-se através de exames e consultas de que o quarto tratamento na qual deu início em março, a base da medicina nuclear, não estava surtindo o efeito desejável. Ela revelou que estava suspendendo o segundo ciclo do tratamento (de seis), porque as células cancerígenas do fígado continuavam a aumentar. A cantora chegou a dizer que era frustrante, pois tinha uma grande expectativa neste tratamento, mas apesar da triste notícia, a pastora destacou a importância de manter a fé e afirmou estar confiante na cura.

4 – FERNANDA BRUM E POLÊMICA COM ISADORA POMPEO

A cantora gospel Fernanda Brum concedeu uma entrevista ao TalkBack Podcast do produtor Ed Araújo em 19 de junho, e revelou, em um determinado momento da entrevista, uma experiência “terrível” quando dividiu o palco com uma cantora gospel. Sem citar nomes, Fernanda disse que estava em um evento muito grande e que uma cantora “menina tomou o microfone” deles, pois segundo Brum, ela “precisava daquela multidão” que acompanhava o show. Fernanda não quis revelar o nome da cantora, mas afirmou que ela não foi “ensinada”. Fãs da cantora pesquisaram as últimas apresentações em que Fernanda Brum compareceu e descobriram que se tratava do The Send Brasil, que aconteceu em 08 de fevereiro de 2020, e a cantora gospel em questão era Isadora Pompeo. Por causa disso, seguidores de Fernanda Brum criticaram a atitude de Pompeo, alegando que a artista queria ser “idolatrada” naquele momento.

5 – PRISCILLA ALCANTARA E SUA SAÍDA DO GOSPEL

A cantora Priscilla Alcantara surpreendeu seus seguidores em 29 de julho, ao postar um pequeno vídeo intitulado “#AprendizDoPop (parte 1)” anunciando sua nova fase; sua carreira na música pop. Há meses a artista ensaia um processo da transição do gospel para o pop. Em junho deste ano, Priscilla Alcantara revelou que não se considerava uma cantora gospel. A saída da artista do gospel foi muito comentada na web, e assunto foi destaque na imprensa. A novidade pegou muitos de surpresa. Mas, já era algo esperado por pelo menos seus seguidores, tendo em vista que a cantora falou várias vezes sobre o assunto. No entanto, a decisão de mudar do gospel para o pop não agradou a ala evangélica, que criticou a cantora pela mudança.

6 – SUPOSTO NAMORO GAY DE THALISSA FALEIRO

A cantora gospel Thalissa Faleiro, uma das mais conhecidas do meio gospel, com mais de 595 mil seguidores no Instagram, foi acusada de estar se relacionando com sua melhor amiga. No final de julho, notícias davam conta de um suposto namoro entre Thalissa Faleiro e uma amiga, a também cantora gospel Kathleen Cristina. Segundo as notícias, as duas poderiam estar vivendo um romance e até estariam morando juntas em Brasília. Além disso, as duas estariam usando um anel de compromisso. A notícia foi bastante repercutida nas redes sociais e fãs, seguidores e admiradores da artista não acreditaram que ela estaria em um relacionamento com a melhor amiga e cobraram uma nota ou um posicionamento de Thalissa Faleiro. Quase quatro semanas depois, a cantora se pronunciou pelas redes sociais. Embora muitos esperavam que ela viesse à público e falasse sobre o caso, Thalissa Faleiro decidiu publicar um vídeo de um minuto cantando a música “Nunca Pare de Lutar”, e na legenda do post rebateu as notícias e se defendeu das acusações.

7 – JOTTA A DE DRAG QUEEN

Muito conhecido pelo público evangélico por suas músicas gospel que fizeram sucesso no Brasil, o ex-cantor gospel Jotta A, surpreendeu ao aparecer vestido de drag queen em agosto. Apesar dele ter divulgado fotos vestido de drag queen, o público, principalmente os seguidores do artista, já sabiam que o cantor é homossexual. Isso porque, desde 2020, Jotta A vem assumindo que é gay. Mas, Jotta A chocou a todos ao publicar fotos vestidos de drag. No entanto, seria para divulgar um novo lançamento que terá a participação da drag queen Márcia Pantera. Ele chegou a dizer que quando apareceu vestido de drag queen, foi “ele mesmo” e diz se sentir “realizado” por isso. Além disso, deixou claro que essa nova mudança era fruto de um “processo”.

8 – APRESENTAÇÃO NA GLOBO DE ISADORA POMPEO E LUAN SANTANA

A cantora gospel Isadora Pompeo e o cantor sertanejo Luan Santana cantaram juntos a música “Ninguém Explica Deus” no Criança Esperança, da TV Globo, na noite de 23 de agosto. Isadora Pompeo apareceu vestida de branco e Luan Santana estava com um terno nude. A apresentação dos dois deu o que falar na web. Muitos internautas aplaudiram e gostaram da apresentação dos dois cantores. Além disso, Isadora foi bastante criticada dias depois, mesmo que o clipe tenha sido para o Criança Esperança. Perguntada sobre a polêmica, a artista foi direta: “Isso dói meu coração em ser egoísta a ponto de cantar só para quem é crente. Então Jesus veio para quem?”, disse Isadora Pompeo em entrevista à atriz Karina Bacchi, do ‘Positivamente Podcast’. “É uma hipocrisia do tamanho do universo. O que tenho para dizer sobre isso é que, eu estou aqui porque vou aquela que vai levar o Evangelho, e eles vão crê, porque tem quem prega”, completou ela.

9 – FERNANDINHO E A CRÍTICA AOS FEATS

No dia 1º de setembro, o cantor gospel Fernandinho usou suas redes sociais para expor sua opinião sobre feat de cantores gospel com artistas do meio secular. O post do cantor gerou bastante repercussão, isso porque, assim como Fernandinho, muitos internautas têm criticado a postura de muitos cantores cristãos sobre cantar com outros músicos. Segundo o cantor, a Bíblia diz que “não dar luz com as trevas, e não podem caminhar dois juntos” se referindo aos feats que estão sendo realizados. Além disso, Fernandinho disse que “[cantores] estão pregando por enigmas para não ofender e distorcem a palavra”. Após publicar sobre o assunto, o artista recebeu muito apoio, bem como centenas de críticas. Um dos que se manifestaram sobre o assunto foi o também cantor gospel Ton Carfi. Ele repreendeu a declaração de Fernandinho, esquentando ainda mais a polêmica. Ton destacou a importância que um feat pode fazer na vida de alguém. E, sem citar o cantor Fernandinho, Carfi disse que foi traído.

10 – PRISÃO DE ANDRÉ LUÍS POR ESTELIONATO

O cantor gospel André Luís dos Santos Pereira foi indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal por associação criminosa e estelionato. Isso porque, ele teria dado calote em três lojas. As lojas pertencem a uma das maiores e mais caras grifes do mundo, são elas: a inglesa Burberry e as italianas Prada e Gucci. Segundo investigadores da 5ª Delegacia de Polícia, o cantor, que tem 35 anos, deixou um rastro de prejuízo que se aproxima de R$ 300 mil. E segundo a polícia, se refere a peças de roupas e acessórios de alto padrão, como ternos, camisas sociais, sapatos, cintos e calças. André Luís utilizava uma sala comercial em um prédio corporativo na área central de Brasília (DF), assim, para passar credibilidade e assim aplicar os golpes. Ele chegou a ser preso na grande São Paulo e responde pelos crimes acima.

11 – JOÃO FIGUEIREDO E SUA SAÍDA DO GOSPEL

O cantor gospel João Figueiredo, de 22 anos, que ganhou maior notoriedade em 2020 ao assumir namoro com a modelo Sasha Meneghel, filha da apresentadora Xuxa Meneghel, afirmou em 21 de outubro que não cantaria mais músicas gospel para fins comerciais. Por meio dos stories, do Instagram, o artista respondeu um seguidor que questionou o motivo dele parar de cantar músicas gospel. João Figueiredo, que tem vários sucessos gospel lançados, como “Pastor”, “Estás Aqui” e “Tão Lindo”, frisou que é um cantor que começou no gospel, comercializando músicas cristãs, mas que agora decidiu não fazer mais parte deste “mercado”. Ele disse que é muito questionado se abandonou a fé em Cristo, mas afirmou que continua sendo cristão, amando Jesus. O que mudou, segundo João, é que ele não produziria mais músicas gospel.

12 – PRISÃO DE FLORDELIS – 11/08

Flordelis, de 60 anos, foi presa pela Polícia Civil no início da noite do dia 13 de agosto em sua casa, após o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pedir a prisão preventiva da agora ex-deputada federal. A prisão ocorreu por volta das 18h40. Por ela ter imunidade parlamentar, a pastora evangélica não poderia ser presa. Mas, após sua cassação, na quarta-feira (11/08), pelo plenário da Câmara dos Deputados, Flordelis automaticamente perdeu seu mandato de deputada federal. A prisão ocorreu 48 horas depois da sua cassação. Com isso, ela teve a prisão preventiva decretada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói. Segundo o Ministério Público, Flordelis foi a mandante da morte do seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em 16 de junho de 2016.

13 – CANTORES DO KEMUEL EM FESTA POLÊMICA

Os cantores gospel Beresix e Heric Tolentino, que integram o Grupo Kemuel, teriam participado de uma festa a fantasia. Heric Tolentino, de 28 anos, e Beresix, de 36, teriam participado da suposta festa de Halloween, que aconteceu em 31 de outubro, quando é celebrado o Dia das Bruxas. Nas imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver que os cantores usaram fantasias, outros até usam fantasias sensuais. Também é possível perceber que a festa teve bastante bebida alcoólica, mas não se sabe se os dois integrantes do Kemuel fizeram o consumo. Após o surgimento das primeiras fotos nas redes sociais, internautas repercutiram o assunto, desaprovando a atitude de Heric e Beresix. Depois da repercussão do caso nas mídias sociais, Julia Pavin, que estava no evento e foi a responsável por publicar o vídeo que deu início à polêmica, disse que não era uma vez gay, tampouco uma festa de Halloween, como foi divulgado inicialmente. Heric chegou a falar do assunto nas redes sociais dizendo que era um aniversário que a aniversariante escolheu ser a fantasia. Mesmo assim, o grupo foi bastante criticado e teve até agendas canceladas por causa da polêmica.

14 – SIMONE MENDES NA MARCHA PARA JESUS

A Marcha Para Jesus, que aconteceu no dia 02 de novembro, foi realizada no Anhembi, em São Paulo, e levou uma multidão de pessoas. Dentre os convidados, um surpreendeu e emocionou o público; a cantora Simone Mendes, da dupla com Simaria. O evento de número 30 reuniu outros grandes nomes como Isadora Pompeo, Casa Worship, Grupo Kemuel, Fernanda Brum, Midian Lima, Aline Barros, entre outros. Simone foi uma surpresa para o público que acompanhou o evento. A artista estava acompanhada do marido Kaká Diniz. Na ocasião, ela foi chamada ao palco e fez uma participação surpresa, cantando a música “Deus de Promessas”, do cantor gospel Davi Sacer. Inclusive, os dois gravaram a música juntos, em outubro de 2018. A participação de Simone, no entanto, rendeu críticas aos organizadores da Marcha Para Jesus. Isso porque, como todos sabem, a artista é cantora do meio secular. Aliás, ela forma par com Simaria, e juntas formam uma das duplas sertanejas mais aclamadas do Brasil.

15 – CONDENAÇÕES DE FILHOS DE FLORDELIS

Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos de Souza, filhos biológico e adotivo de Flordelis respectivamente, foram condenados pela morte do pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. O julgamento, que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, no Tribunal do Júri de Niterói, durou 15 horas e foi presidido pela magistrada Nearis dos Santos de Carvalho Arce, titular da 3ª Vara Criminal de Niterói. Além disso, foram ouvidas oito testemunhas no local. Flávio, que era acusado de atirar no padrasto, foi condenado a 33 anos e dois meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, porte ilegal de arma, uso de documento ilegal e associação criminosa armada. Durante o julgamento, ele exerceu o direito de permanecer calado. A defesa afirmou que vai recorrer. Já Lucas, foi condenado a 7 anos e meio por homicídio triplamente qualificado. Sua pena foi reduzida por ter colaborado com as investigações. Ele foi apontado por comprar a arma do crime. A defesa disse que concorda com a pena imposta ao cliente.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Moisés Ventura

    21 de fevereiro de 2022 a 04:34

    Eu que já estive envolvido no meio artístico sei bem o que rola lá. É um “outro mundo”. A maioria não se importa com “os fãs” ou dão a mínima para Deus. São frios, secos e bem pior do que os ímpios, beeem pior mesmo. Fazem de tudo o que os artistas seculares fazem e alguns até passam desse limite. Sexo sem casamento, abortos, álcool e drogas, aplicam estelionatos, adulteram com “fiéis”, aplicam golpes na praça e outras coisas. Eu já vi de tudo nesse meio. Sou cantor e não me atrevi embarcar nesse meio porque nesse meio não existe verdade alguma! É só o dinheiro e o status que realmente importam. A maioria deles nem dízimo entregam. O que eu iria fazer lá? Prefiro continuar no meu anonimato, fazendo o ide pessoa à pessoa e apresentando-as o caminho da verdade, com a a verdade que há em mim. Não ouço mais nenhum artista gospel cantar ou pregar. Estão todos sujos, submersos em toda a espécie de pecado grudento que não se desprendem da alma facilmente. Cuidado irmãos. Abram os olhos e vejam o que realmente acontece por detrás das câmeras e microfones. Vão por mim quando digo que, em muitos desses artistas da nova e velha geração não estão em Deus. Em alguns da nova geração, Deus nunca nem habitou em suas essências, como é o caso do Kemuel e Priscilla Alcântara, por exemplo. O segredo para ver o que os olhos as vezes não enxergam está na oração e no jejum. Orem em propósito à Deus e façam jejum completo de 48 horas e peçam a deus discernimento, assim como eu fiz um dia e continuo fazendo vez ou outra. Vocês verão as máscaras no rosto desse pessoal todo. Aqui vos fala Moisés Ventura, 20 e tantos anos, apenas um não santo buscando santificação e aguardando os meus olhos verem aquele grande dia que será inesquecível.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário













+ Acessadas da Semana

Você não pode copiar o conteúdo desta página