in

Mangueira levará pastor negro como Jesus em desfile: ‘Verdadeiro Jesus da Bíblia’

Publicidade

A Estação Primeira de Mangueira vai contar a história de Jesus Cristo na Marquês de Sapucaí, em busca pelo bicampeonato do carnaval carioca.

Pastor Henrique Vieira encenará Jesus Cristo na Mangueira.
Pastor Henrique Vieira encenará Jesus Cristo na Mangueira.

“Será um Jesus de amor, justiça e defesa dos corpos oprimidos”, diz o pastor Henrique Vieira, que assina a consultoria histórica e bíblica do samba-enredo e desfilará no papel de Jesus Cristo.

“Numa época em que se usa tanto o nome de Cristo para estimular o ódio, o preconceito, a violência, a opressão, a Mangueira vai levar para a avenida o verdadeiro Jesus da Bíblia”, disse ele ao UOL.

Como samba-enredo, “A Verdade Vos Fará Livre” trará reflexões a cerca do cristianismo e a política atual, mas não apenas isso.

O pastor encenará Jesus Cristo na avenida e já chama atenção pelo perfil: negro e de cabelos cacheados – uma visão que os historiadores tem do Messias, que não deveria ser o loiro de olhos azuis defendido por Hollywood.

PUBLICIDADE

Formado em teologia, história e ciências sociais, o pastor Henrique Vieira conta que é preciso lembrar os movimentos feitos em nome de Jesus pela humanidade que resultaram em perdas inestimáveis.

“Ao longo da história, muitas vezes o cristianismo não compreendeu bem Jesus. Em nome de Jesus se legitimou as Cruzadas, a colonização violenta da América, a escravidão. Provavelmente hoje matariam Jesus de novo. E matariam Jesus em nome de Jesus”, acredita.

A Mangueira será a 3ª escola a entrar na avenida no próximo domingo (23), às 23h30, horário de Brasília, com transmissão da TV Globo ao vivo.

Publicidade

Heloísa Périssé vence o câncer e comemora: ‘A vida não parou, sou mulher de fé’

Gilberto Gil revela crença: “Deus é uma invenção do homem”