Mais Conteúdo
Pai faz desabafo após filha autista ser expulsa de igreja “Não foi bem vinda”

Um fotógrafo de Brasília (DF) usou as redes sociais para denunciar um episódio sofrido por sua filha autista em uma igreja evangélica da cidade. O caso ganhou repercussão nos últimos dias e foi destaque em diversos jornais do Brasil.
Anderson Marques contou que levou sua mãe, sua mulher e seus dois filhos para um culto da família realizado numa igreja em 6 março. Em um determinado momento do culto, a filha, de 4 anos, apresentou uma crise de ansiedade durante a cerimônia. As duas crianças foram diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Eu espero que nenhuma outra família, nenhuma outra criança, nem outro pai, sinta o que eu senti dentro de uma igreja”, disse o fotógrafo. “Todo amor, tudo o que eu puder fazer por eles, eu vou fazer. É por isso que eu resolvi gravar esse vídeo contando o que aconteceu”, disse ele no início do vídeo.
EXPULSOS DO CULTO
Anderson contou que após ele e sua esposa irem ao banheiro para trocar a fralda da filha, que ainda não consegue ir sozinha ao vaso sanitário e também não fala, voltou para o interior da igreja para acompanhar o culto. Foi quando a criança começou a chorar e a se debater no chão, chamando atenção de quem estava próximo. Anderson disse que um homem se aproximou deles rapidamente e pediu que se retirassem.
“Assim que chegamos naquele ponto, a Luísa começou a ter uma nova crise, chorando, se jogando no chão, tentando se bater, e em menos de 5 segundos que eu estava primeiro tentando acalmá-la, que é o mais importante quando uma criança autista tem uma crise, para ela não se machucar, chegou um membro dessa igreja simplesmente falou pra gente se retirar dali porque a gente estava atrapalhando”, afirmou o fotógrafo.
O desabafo do pai rendeu muitas críticas à igreja, e após a repercussão, uma pessoa que frequenta os cultos ligou para ele e pediu desculpas “como cristão e pela igreja”. Alguns dias depois, uma psicóloga também entrou em contato, a pedido do responsável pelo local religioso.
“Ela, como uma das responsáveis por essa parte de inclusão, se desculpou e comentou que iriam buscar conscientizar e orientar seus membros e voluntários para que não ocorra novamente”, teria dito a psicóloga ao pai da criança.
“O que se iniciou como um desabafo e forma de conscientizar os que estão em minha volta acabou viralizando e recebemos milhares de mensagens de carinho e apoio de todas as partes do Brasil e também do mundo, Argentina, Portugal, Dubai, Canadá, entre outros… Muitos cristão se desculpando como igreja, mas principalmente muitas mães, pais e famílias que se identificaram com o que passei, que se viram em meu relato, pois sabem exatamente como é a nossa rotina e busca por um futuro e um mundo melhor para os nossos filhos”, disse ele.

O fotográfo Anderson Marques, sua esposa e seus dois filhos – Foto: Reprodução/Instagram
SOBRE A CRIANÇA
Anderson explicou que a filha “não sabe dar funcionalidade às coisas” e “é totalmente dependente” dele e da esposa. Além disso, contou também que a criança toma medicação que tenta controlar as crises de ansiedade e a qualidade do sono, mas a realidade é marcada por noites mal dormidas e comportamento agressivo.
Anderson chega a mostrar no vídeo uma mordida que levou da menina em seu braço, dizendo que seu psicológico e o de sua mulher ficam “totalmente afetados”.
“Só quem convive com crianças autistas ou com adultos autistas sabe como é difícil, como a nossa rotina não é nada fácil. Talvez alguns de vocês que me acompanham por aqui vejam as fotos lindas que a gente posta deles, mas não fazem ideia de como é a rotina, como é a vida real por trás das imagens que vão para as redes sociais”, disse ele.
BUSCANDO UMA PALAVRA DE CONSOLO
Segundo Anderson, ele foi ao culto naquele domingo depois de a filha passar 10 dias sem dormir mais do que três horas por noite e sem se alimentar direito. Então, foi resolver ir até uma igreja “buscando a palavra de Deus, um acolhimento e uma luz no fim do túnel”. “E lamentavelmente no dia do Culto da Família nossa filha Luísa que é autista não foi bem vinda por lá”, disse ele.
“E buscando uma palavra de consolo, uma luz no fim do túnel, a gente teve a ideia de ir pra igreja. Fazia anos que a gente não ia por conta da rotina, justamente familiar e tudo. Vi que naquele dia ia ter o culto da família e pensei que não tinha lugar melhor, dia melhor ou culto melhor pra gente estar que não fosse esse. Em busca justamente de encontrar a palavra de Deus, a gente foi pra lá”, contou.
O fotógrafo não quis revelar o nome da igreja, mas recebeu centenas de mensagens de apoio depois que ele decidiu expor a situação na internet.

-
Mundo Cristão5 dias atrás
Isadora Pompeo diz que é ‘vergonhoso’ nota de podcast sobre Bruna Karla
-
Mais Conteúdo1 dia atrás
Investigação aponta que menina de 11 anos engravidou do namorado de 13
-
Gospel2 dias atrás
Cassiane vira ré em ação por desvio de dinheiro público e enriquecimento ilícito
-
Mundo Cristão6 dias atrás
Leonardo Gonçalves é aclamado em igreja gay, e diz que não representa os evangélicos
-
Gospel6 dias atrás
Sertanejo Sorocaba é batizado nas águas: “Eu escolho Deus”
-
Mais Conteúdo6 dias atrás
Jojo Todynho rebate declarações de Bruna Karla na Parada LGBT+
-
Mais Conteúdo5 dias atrás
Nikolas Ferreira defende Bruna Karla, critica Anitta e manda recado à ativistas LGBTs
-
Mundo Cristão5 dias atrás
Pacto com o diabo? “Ilariê” de Xuxa Meneghel tem significado revelado
Você precisa estar logado para postar um comentário Login