Conecte-se conosco

Minas Gerais

Em oito dias, Divinópolis (MG) registra 19 terremotos

Publicado

em

A cidade de Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, e a 100 km de Belo Horizonte, registrou 19 terremotos em um intervalo de oito dias. As informações são do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

O primeiro registro, segundo o Centro de Sismologia, foi na segunda-feira (10/01), o tremor foi 3.0 na Escala Richter. Apesar do susto, o número é considerado de magnitude baixa. Os demais registros variam entre 1.6 e 2.9 de magnitude.

Nesta terça-feira (18/01), a cidade registrou mais dois tremores de terra, às 09:02 e 10:36, com escala de 2.9 e 2,4 respectivamente, segundo a RSBR. A cidade de Curvelo, também na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, registrou um tremor de terra na última sexta-feira (14/01). O município fica a 160 km de distância de Divinópolis e a 139 km de BH.

Segundo a prefeitura de Divinópolis e o Corpo de Bombeiros, não houve chamados para ocorrências relacionadas aos tremores. Mas, muitas pessoas ligaram para a prefeitura questionando o que teria ocorrido.

De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), tremores com magnitude de 2 a 4 são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Magnitude entre 4 e 6 quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.

Allaoua Saadi, professor do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), disse que os tremores podem ter relação com as fortes chuvas dos últimos dias. O especialista afirma que, em Divinópolis, há uma barragem, que se encheu muito nos últimos dias.

“Com isso, a água impõe uma pressão no fundo da represa, que pode ter servido como fator suplementar para a liberação de energia e consequente abalo sísmico. A região já tem uma pré-disposição para os tremores, e a pressão da água contribui para que eles se intensifiquem”, disse o professor.

Confira abaixo os tremores de terra registrados em Divinópolis ao longo de uma semana:

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

+ Acessadas da Semana