Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

Jornalistas são agredidos por agentes de segurança de Nicolás Maduro e a serviço do GSI

Publicado

em

Agentes de segurança de Maduro e a serviço do GSI agridem jornalistas no Itamaraty - Imagem/Reprodução

No final da reunião ocorrida no Itamaraty, nesta terça-feira (30/05), uma cena de violência chocou os presentes quando agentes de segurança do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que também atuavam sob a égide do Gabinete de Segurança Institucional da presidência brasileira, agrediram jornalistas.

O incidente ocorreu durante uma entrevista com Maduro, quando os seguranças tentaram impedir a aproximação dos profissionais da imprensa. Em meio ao empurra-empurra, uma repórter da TV Globo, Delis Ortiz, foi atingida com um soco no peito por um dos agentes.

Embora as imagens do momento exato da agressão não tenham sido registradas devido ao tumulto, foi possível documentar as cenas logo após o incidente, mostrando que outros jornalistas também foram alvo de agressões. Testemunhas identificaram o autor da agressão contra Delis Ortiz como sendo o agente destacado em um vídeo divulgado posteriormente.

Delis Ortiz recebeu atendimento médico em uma sala do Itamaraty e encontra-se bem. O Ministério das Relações Exteriores emitiu uma nota lamentando o ocorrido e assegurou que tomará providências para investigar e responsabilizar os envolvidos na agressão aos profissionais de imprensa.

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República também se manifestou por meio de uma nota, expressando solidariedade à jornalista Delis Ortiz e repudiando veementemente qualquer tipo de agressão contra membros da imprensa.

A nota disse que todas as medidas necessárias serão adotadas para evitar que episódios como esse se repitam no futuro.

A Globo, emissora à qual Delis Ortiz pertence, repudiou veementemente o ato de violência contra os jornalistas agredidos e manifestou solidariedade a eles.

“A Globo repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis”, disse a emissora em nota.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana