Conecte-se conosco

Mundo Cristão

Prefeito proíbe festa de Halloween em escolas: “Para respeitar famílias cristãs”

Publicado

em

Alcino Barcelos proíbe Halloween em escolas: 'Estado é laico' - Foto: Reprodução

O prefeito de Pontes e Lacerda, localizado a 483 km de Cuiabá, Alcino Barcelos (Republicanos), anunciou, no último domingo (29/10), a proibição de celebrações de Halloween nas escolas municipais da cidade.

A decisão foi comunicada através de um vídeo publicado em suas redes sociais, onde Barcelos se posicionou fortemente contra a celebração do ‘Dia das Bruxas’.

O comunicado ocorreu após a Escola Municipal Sanaria Silvéria ser apontada por pais de alunos como um local onde haveria uma festa de Halloween. Em entrevista ao portal G1, Barcelos enfatizou que tal celebração não faz parte do planejamento educacional do município e que a iniciativa da escola não tinha a autorização da Secretaria Municipal de Educação.

“Dezenas de pais denunciaram porque muitos, inclusive, não têm condições de comprar fantasias, o que iria constranger as crianças mais humildes”, disse o prefeito. Ele também fez questão de mencionar o respeito às crenças cristãs, reforçando que o estado é laico.

“Escola é lugar de aprender. Se for para fazer festa de fantasia, que tenham alunos fantasiados de médico, professor e agrônomo. Esse tipo de festa para criança não agrega em nada. Enquanto eu for prefeito, esse tipo de evento não vai acontecer”, completou Barcelos.

SOBRE O HALLOWEEN

Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween, também conhecido como ‘Dia das Bruxas’, é uma festividade que homenageia os mortos. A data é especialmente popular nos países anglo-saxônicos, como os Estados Unidos, onde as pessoas costumam se fantasiar e sair às ruas para pedir doces.

SOBRE O BRASIL LAICO

O Brasil se estabeleceu como um estado laico em 1889, com a promulgação da primeira Constituição da República. Antes disso, o país era oficialmente um Estado confessional, onde o catolicismo era a religião oficial, remanescente do período do Império. A Constituição Federal de 1988 garante a liberdade religiosa e a separação entre Igreja e Estado. Assim, o país reconhece a liberdade de religião e a igualdade de todas as crenças perante a lei.

🔔 SIGA O PORTAL DO TRONO NO WHATSAPP. CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOTÍCIAS DIRETO NO SEU CELULAR!

+ Acessadas da Semana